Extensão

Evento na Escola de Engenharia marca trabalho de colaboração entre UFMG e Boeing

Iniciativa integra movimento da Universidade de aproximação com a indústria aeronáutica

Indústria aeronáutica recebe muitos egressos da Escola de Engenharia
Indústria aeronáutica recebe muitos egressos da Escola de Engenharia da UFMGFoto: Divulgação Boeing

A Escola de Engenharia e a Boeing, empresa aeroespacial que é líder na fabricação de aeronaves comerciais e de sistemas de defesa, espaço e segurança, realizam, amanhã (quinta, 21), o evento Boeing e UFMG voando juntas, que terá palestras e mesas-redondas sobre tecnologia e inovação na aviação. O encontro, que será no auditório da Escola, no campus Pampulha, a partir das 9h30, vai reunir estudantes, engenheiros e profissionais do ramo.

O professor Luiz Henrique Jorge Machado, do Departamento de Engenharia Mecânica da Escola de Engenharia e subcoordenador do Centro de Estudos Aeronáuticos (CEA) da UFMG, explica que a iniciativa visa estreitar os laços entre a Universidade e a Boeing, o que gerará benefícios tanto para a indústria quanto para a academia.

"No caso da engenharia, esse tipo de iniciativa é essencial para a pesquisa e para o desenvolvimento de novas tecnologias no campo. Em um primeiro momento, essa aproximação é importante para as nossas atividades de extensão, visto que a Boeing pode contribuir para os trabalhos e pesquisas do CEA. Em um segundo momento, a parceria contribui para que a UFMG siga formando mão de obra extremamente qualificada para a indústria aeronáutica", explica Machado.

O professor acrescenta que, desde a década de 1960, a Escola de Engenharia forma profissionais que se destacam na indústria aeronáutica do mundo todo, como o atual diretor geral do Centro de Engenharia e Tecnologia da Boeing Brasil, Humberto Pereira. "Entre as diversas discussões que podem surgir, o evento pretende mostrar para os nossos alunos de engenharia como eles podem, futuramente, dar os primeiros passos em suas carreiras e chegar a posições de destaque na indústria aeronáutica."

A aproximação com a Boeing também vai contribuir para a melhoria das instalações dos laboratórios do CEA, que receberá investimentos da empresa. Segundo Luiz Machado, a reforma da infraestrutura dos laboratórios é essencial para que a UFMG "se mantenha à frente na concepção e produção de novas tecnologias aeronáuticas".

Programação
Às 9h30, representantes da Boeing farão apresentação sobre a indústria aeronáutica. Às 10h, terá início a mesa-redonda Estreitando os laços entre indústria e academia –Cooperações, ensino e pesquisa. Na parte da tarde, serão ministradas as palestras Safety assessment of aircraft systems and flight deck crew operations integration e Systems engineering.

O evento é gratuito e não exige inscrição prévia. Além do professor Luiz Henrique e dos profissionais da Boeing, o coordenador do CEA e professor do Departamento de Engenharia Mecânica, Joel Laguárdia, e o vice-diretor da Escola de Engenharia, Henrique Martins, também participarão do evento.

Curso é ofertado na Escola de Engenharia, no campus Pampulha
Evento será no auditório da Escola de Engenharia, no campus Pampulha Foto: Lucas Braga | UFMG

Luana Macieira