Evento na UFMG destaca relevância da pesquisa matemática desenvolvida em Minas

Reunião, que será realizada de 23 a 25 de agosto, contará com mais de 300 docentes e discentes do estado

.
Pesquisas da área de matemática influenciam a maneira como se vê o mundo e abrem portas para o progresso científicoImagem: Elchinator | Pixabay

Começa nesta quarta-feira, dia 23, no Instituto de Ciências Exatas (Icex), a Reunião Mineira de Matemática, que contará com mais 300 docentes e discentes de diversas instituições de ensino superior do estado de Minas Gerais. O evento, que segue até sexta-feira, 25, vai focalizar a contribuição da pesquisa matemática mineira para o cenário global.

A programação prevê sessões temáticas, plenárias, rodas de prosa, oficinas de extensão e apresentações de pôsteres.

Nos últimos anos, Minas Gerais projetou-se como um importante centro de pesquisa matemática, contribuindo para o progresso do conhecimento nas mais diversas áreas. Esse avanço poderá ser comprovado durante a reunião em que pesquisadores e estudantes vão compartilhar suas investigações pioneiras.

De acordo com o professor Remy Sanchis, do Departamento de Matemática, o evento tem o desafio de mostrar que a pesquisa matemática mineira não se limita apenas aos círculos acadêmicos. “Seus resultados têm um alcance muito mais amplo, influenciando a maneira como vemos o mundo e abrindo portas para o progresso científico e tecnológico. A colaboração entre pesquisadores e a disseminação de conhecimento estabelecem as bases para avanços que podem moldar o nosso futuro coletivo”, afirma Sanchis, um dos organizadores do evento.

Para ele, a ligação entre a Reunião Mineira de Matemática e a educação é crucial para inspirar as próximas gerações. A troca de experiências entre professores e pesquisadores atuais e futuros contribui para aprimorar as estratégias de ensino, destacando a aplicação prática dos conceitos matemáticos no mundo real. “Isso ajuda a dissipar a percepção de que a Matemática é uma disciplina isolada. Ela é, na verdade, uma ferramenta valiosa para compreender e resolver problemas interdisciplinares”, afirma o professor.

Reunião Mineira de Matemática
Quando a pós-graduação em Matemática completou 50 anos no estado, em 2021, foi organizada uma ampla reunião com pesquisadores de matemática e estatística das mais diversas instituições de Minas Gerais. A primeira edição da Reunião Mineira de Matemática ocorreu de forma virtual, de 15 a 17 de setembro daquele ano, com a participação de centenas de pesquisadores de várias áreas da matemática pura e aplicada e da estatística.