Notícias Externas

Eventos promovidos por associação de estudantes de pós-graduação discutem conjuntura científica

Atividade da primeira edição do seminário de internacionalização da ciência brasileira: nesta edição, evento abordará desafios enfrentados pela comunidade de pesquisadores Eduardo Paulanti / ANPG

Internacionalização da ciência brasileira, pensamento crítico e participação do negro na ciência são temas que serão discutidos em três eventos promovidos pela Associação Nacional de Pós-graduandos (ANPG), de 29 de janeiro a 1º de fevereiro, em Fortaleza. Alunos da graduação e da pós-graduação podem participar das atividades, cujo intuito é fomentar a pesquisa e discutir a universidade atual e suas perspectivas.

A vice-presidente da Regional Sudeste da ANPG, Laís Moreira Silva, explica que, neste ano, “a ideia é que o debate seja mais voltado para conjuntura nacional, com abordagem de questões relevantes no atual cenário político". Segundo ela, a participação de discentes da UFMG nos eventos contribuirá para a discussão de temas transdisciplinares e para o diagnóstico da pós-graduação brasileira.
As três atividades estão associadas à 10ª Bienal da UNE, que será realizada no mesmo período, também em Fortaleza.
Os eventos

A segunda edição do Seminário de internacionalização da ciência brasileira – realidades, perspectivas e desafios tratará do papel pertinente às politicas, instituições e comunidade acadêmica no processo de internacionalização da ciência. O seminário será realizado de 29 de janeiro a 1º de fevereiro.

Nas mesmas datas, a Mostra ciência e tecnologia reunirá trabalhos com o tema Viva crítica! Na ciência e na democracia. A mostra pretende promover a valorização do pensamento e da capacidade crítica dos pesquisadores.

Nos dias 30 e 31 de janeiro, o 1º Encontro de jovens cientistas negros e o 1º Seminário de ações afirmativas na pós-graduação abordarão o papel do negro na ciência e a realidade dos cientistas negros. Formas de estímulo e democratização do acesso de negros à comunidade científica brasileira também serão discutidas.

As inscrições para participação no seminário e no encontro estão abertas e podem ser feitas no site da ANPG. Os valores são de R$ 150 para credenciamento com hospedagem e R$ 20 para credenciamento sem hospedagem. A mostra não requer inscrição.
Mais informações podem ser obtidas na página da ANPG na Bienal.