Ex-chanceler Celso Amorim fala na UFMG sobre a política externa brasileira

Conferência integrou programação da Escola de Verão em Estudos Brasileiros para estudantes internacionais

O ex-ministro Celso Amorim na mesa com a reitora Sandra Goulart Almeida e com o diretor de Relações Internacionais, Aziz Tuffi Saliba Raphaella Dias / UFMG

Cerca de 60 Estudantes de 15 países inscritos na segunda edição da Escola de Verão em Estudos Brasileiros acompanharam na noite da última quarta-feira, dia 24, uma palestra com o diplomata e ex-ministro das Relações Exteriores e da Defesa Celso Amorim. Na conferência, ministrada em inglês no CAD 1, o ex-ministro traçou um panorama histórico das relações exteriores do Brasil e relatou sua experiência nos diferentes postos que ocupou nos governos de Itamar Franco, Luiz Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff.

Amorim se disse honrado com o convite para participar da programação do curso e destacou a importância de se ofertar um panorama abrangente de diferentes aspectos da vida brasileira para alunos estrangeiros. "Esse tipo de intercâmbio é muito importante para dar uma visão real do que é o Brasil, com professores que estimulam o pensamento livre e crítico. Isso é fundamental para que as pessoas entendam a nossa realidade", elogiou.

Sobre a atual política externa, o ex-chanceler avaliou que ela, de certa forma, espelha o momento do país. “A política externa não é melhor do que o país. O Brasil experimentou uma evolução durante a redemocratização, e sua política internacional acompanhou esse processo”, disse Amorim, que acredita que a política externa também está condicionada ao temperamento e à orientação dos governantes. “Hoje, infelizmente, vivemos um momento muito triste”, resumiu.

A reitora Sandra Regina Almeida Goulart, que compôs a mesa ao lado do ex-ministro e do diretor de Relações Internacionais, Aziz Tuffi Saliba, também salientou a relevância da iniciativa. “Este é um momento muito importante para o projeto de internacionalização da UFMG. É uma maneira de nos aproximarmos e de abrirmos um canal de diálogo com nossos parceiros, de trazê-los para conhecer um pouco da nossa realidade”, destacou.

Trajetória
O diplomata Celso Amorim atuou como ministro das Relações Exteriores no governo Itamar Franco (1993-1994) e no governo de Luiz Inácio Lula da Silva (2003-2010). Em outubro de 2009, ele foi indicado pela revista Foreign Policy como o melhor chanceler do mundo. Antes de comandar a política externa do governo Lula, Amorim serviu como embaixador no Reino Unido. Ele também foi ministro da Defesa no governo Dilma Rousseff de 2011 a 2014. É graduado pelo Instituto Rio Branco (onde mais tarde atuaria como professor de Língua Portuguesa) e pós-graduado em Relações Internacionais pela Diplomatic Academy of Vienna, na Áustria. O ex-ministro também trabalhou como professor de Ciência Política e Relações Internacionais na Universidade de Brasília. Ele é membro permanente do Departamento de Assuntos Internacionais do Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo.

Enquanto serviu no Ministério das Relações Exteriores, Celso Amorim trabalhou como embaixador nas Nações Unidas, representando o Brasil no Comitê de Sanções de Kosovo-Iuguslávia, em 1998, e nos painéis do Conselho de Segurança sobre desarmamento, auxílio humanitário e prisioneiros da Guerra no Iraque, em 1999, durante o governo de Fernando Henrique Cardoso.

Grupo de estudantes inscritos na Escola de Verão que acompanhou a conferência no CAD1
Grupo de estudantes internacionais durante a conferência no CAD1 Raphaella Dias / UFMG

Escola de Verão
A Escola de Verão em Estudos Brasileiros, que termina nesta sexta-feira, 26, oferece aos estudantes estrangeiros a oportunidade de contato com temas da cultura, da arte, da política, da história, da geografia, da legislação e da economia do Brasil, em diferentes perspectivas. Todas as aulas foram ministradas em inglês. Também houve aulas de português para estrangeiros.

A programação do curso, organizada pela Diretoria de Relações Internacionais (DRI), incluiu visitas a algumas atrações turísticas locais, como o Museu do Futebol, no Estádio Mineirão, caminhada pelo Complexo Arquitetônico da Pampulha e momentos de lazer no Centro Esportivo Universitário da UFMG, além de passeio no Instituto Inhotim, em Brumadinho, e viagem à histórica cidade de Ouro Preto.