Ex-ministro Celso Amorim fala sobre América Latina na Semana Face

Professor Clélio Campolina, ex-reitor e ministro, também participa do evento organizado pelo DA da unidade

Celso Amorim em 2008
Celso Amorim foi ministro em três governosMarcello Casal / Jr. Agência Brasil / Creative Commons

O diplomata Celso Amorim, ministro da Defesa do governo Dilma Rousseff e das Relações Exteriores nas gestões de Itamar Franco e Luiz Inácio Lula da Silva, participará da atividade de encerramento da Semana Face. A mesa será realizada nesta sexta-feira, 6, a partir de 11h, no auditório A104 do Centro de Atividades Didáticas de Ciências Humanas (CAD 2). Interessados podem se inscrever gratuitamente por meio deste formulário eletrônico

Amorim vai abordar  a situação do Brasil e da América Latina – tema da Semana – no contexto da atual conjuntura internacional. Também comporão a mesa o professor Clélio Campolina, ex-reitor da UFMG e ex-ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação no governo de Dilma Rouseff, a professora Fernanda Cimini, coordenadora do curso de Relações Econômicas Internacionais da UFMG, e Elise Hungaro, presidente do Diretório Acadêmico da Face.

Pós-graduado em Relações Internacionais pela Academia Diplomática de Viena, na Áustria, em 1967, Celso Amorim, além de ter ocupado dois ministérios em três governos diferentes, foi professor do Instituto Rio Branco e da Universidade de Brasília. Ele também foi representante permanente do Brasil na Organização das Nações Unidas (ONU), de 1995 a 2001. Em seguida, teve uma breve passagem como embaixador do Reino Unido (até 2002).

Campolina foi reitor da UFMG entre 2010 e 2014
Campolina foi reitor da UFMG na gestão 2010-2014 Foca Lisboa

Ministro da Ciência e Tecnologia, de março de 2014 e janeiro de 2015, Clélio Campolina é doutor em Ciências Econômicas pela Unicamp, com pós-doutorado pela Universidade de Rutgers, em Nova Jérsei (EUA). Foi coordenador da área de economia da Capes e presidente da Câmara de Ciências Sociais Aplicadas da Fapemig. Suas linhas de pesquisa se concentram nos campos da economia regional, do desenvolvimento econômico, da economia da tecnologia, da economia brasileira e da economia de Minas Gerais. Publicou mais de 100 trabalhos no Brasil e no exterior.

A Semana Face é organizada anualmente pelo Diretório Acadêmico da unidade.