Pesquisa e Inovação

Experiências de divulgação científica na periferia serão apresentadas em aula inaugural

Atividade abre formação transversal nesta segunda-feira

No centro, professora Cláudia Gomes França com algumas crianças do projeto SoFiA
No centro, professora Cláudia Gomes França com algumas crianças do projeto SoFiA Arquivo pessoal

Educação e divulgação científica para comunidades periféricas serão abordadas na aula Conectar e compartilhar conhecimentos: repensando diálogos e territórios para a divulgação científica, que inaugura a Formação Transversal em Divulgação Científica nesta segunda-feira, 13, às 18h, no Auditório 1, na Face.

Com a participação dos professores do Cefet-MG Bráulio Chaves e Cláudia Gomes França, a aula tem o objetivo de debater as dificuldades em promover a democratização do conhecimento em espaços historicamente cerceados de ações que incentivem a educação científica. Os docentes apresentarão as experiências do projeto SoFiA, desenvolvido nas comunidades Cabana do Pai Tomás e Aglomerado da Serra.

O projeto busca fomentar a aprendizagem científica de crianças, adolescentes e adultos que moram nessas comunidades por meio de produções artísticas e culturais, visitas a museus de ciência e a realização de oficinas.

Na avaliação dos professores, trazer para a universidade as experiências de um projeto do gênero serve para estimular iniciativas que visem expandir os limites da academia, propiciando a construção de conhecimento na sociedade.

A aula é aberta à comunidade da UFMG. Informações sobre as outras ofertas da Formação Transversal podem ser acessadas no portal UFMG Meu Lugar.