Arte e Cultura

Experiências de estudantes na pandemia são retratadas em coletânea de textos literários

Obra organizada pelas professoras Carla Coscarelli e Sônia Queiroz, da Fale, será lançada nesta quarta, durante a Festa do Livro Independente (Flinde)

Textos selecionados e coligidos por Carla Coscarelli e Sônia Queiroz foram elaborados por alunos em disciplinas ministradas pelas professoras no primeiro ano da pandemia
Textos selecionados e coligidos por Carla Coscarelli e Sônia Queiroz foram elaborados por alunos no primeiro ano da pandemia Foto: Reprodução de livro

Nesta quarta-feira, 23 de novembro de 2022, as professoras Sônia Queiroz e Carla Coscarelli, da Faculdade de Letras (Fale) da UFMG, lançam o livro Ao cair das máscaras, na Festa do Livro Independente (Flinde), evento que segue até 22 de dezembro com ampla programação. O lançamento será às 16h, no Centro de Memória da Fale, que sedia a mostra.

Organizado por professoras da Fale, livro reúne produções de alunos da faculdade sobre a experiência do início da pandemia Imagem: Reprodução de capa

Ao cair das máscaras reúne poemas, crônicas e relatos de estudantes da Fale sobre os primeiros impactos da pandemia de covid-19 em suas vidas. Os textos foram produzidos no primeiro semestre de 2020, no âmbito das disciplinas Estudos temáticos do texto e do discurso: escrita criativa, ministrada por Carla Coscarelli, e Edições comparadas e preparação de originais, conduzida por Sônia Queiroz.

Publicado em formato e-book, o livro pode ser baixado gratuitamente no site da editora Dragon-Fly, fundada em 2019 por Ana Raquel Bastos, à época aluna do curso de Letras com ênfase em Edição.

Livro: Ao cair das máscaras (e-book)
Organizadoras: Carla Coscarelli e Sônia Queiroz
Editora Dragon-Fly
57 páginas / Gratuito

A Festa do Livro Independente

A Festa do Livro Independente da Faculdade de Letras começou na última quinta-feira, dia 17, com uma roda de conversa entre gestores e fundadores das editoras participantes do evento. Treze editoras estão presentes à mostra, que nasceu para sediar debates e reflexões sobre os livros produzidos e publicados à margem da grande rede comercial estabelecida pelos principais conglomerados editoriais do país.

As 13 editoras participantes da Flinde são Abelhas Editora, Alecrim Edições, Ave Casa Editora, Curva Editorial, Dragon-Fly, Edições Bichinho Gritador, Impressões de Minas, Labed, Margem, Phonte88, Sempre-Viva Editorial, SQN Biblioteca e Tercetto Cultural. Assim como a Dragon-Fly, boa parte dessas casas editoriais foi criada ou é dirigida por alunos e ex-alunos da Fale.

Nas próximas semanas, o Centro de Memória da Fale receberá mesas-redondas, palestras e lançamentos de publicações. O Centro de Memória fica no segundo andar da unidade, em frente à biblioteca, e a entrada é aberta para todas as atividades da programação.

29 nov. | 19h | auditório 2001
Mesa-redonda
As edições independentes em perspectiva, com Alice Bicalho e José de Souza Muniz Jr.

30 nov. | 21h | auditório 2001
Edições indígenas, com Guilherme Trielli

1º dez. | 16h
Lançamento
Chama: prosa & poesia em circulação, n. 3, com Flávia Denise, Mário Vinícius e Val Prochnow

15 dez. | 16h
Lançamento coletivo
Menos ainda, de Ana Elisa Ribeiro
Urubu, de Emília Mendes
Algo, de Carlos Augusto Novais
Faca n’água: fragmentos de panela, de Laís Veloso
Balbúrdia, de Iago Passos
Irene no céu, de Roberto Carvalho
Ficções do minidicionário ou A Guerra Secreta dos Insetos, de Ewerton Martins Ribeiro
Narração artística: modos de fazer, de Aline Cântia e Fernando Chagas (Org.)
Conforme certas tradições, de Pedro Braga e Josiley Souza (Org.)

22 dez. | 16h
Lançamento
Edições independentes, movimentos culturais e tecnologias alternativas, de Sônia Queiroz e Mário Vinícius (Org.)