Exposição celebra o centenário do artista mineiro Amilcar de Castro
Artista foi um dos representantes mineiros no movimento neoconcreto
Reaberta em novembro, após sete meses de fechamento por conta da pandemia, a Galeria de Arte do Centro Cultural Minas Tênis Clube recebe a exposição Amilcar de Castro: Matéria e Luz, que celebra o centenário do artista mineiro Amilcar de Castro.
Natural de Paraisópolis, o artista foi um dos representantes mineiros no movimento neoconcreto. Com trabalhos como escultor, pintor e designer, Amilcar deixou um legado marcado pela inovação na linguagem das artes, e é considerado por críticos e historiadores culturais como um dos nomes mais importantes da arte contemporânea brasileira.
A exposição Amilcar de Castro: Matéria e Luz reúne cerca de 50 obras do artista, entre esculturas, trabalhos em eucatex, papel e telas. Com todos os cuidados necessários em tempos de pandemia, a exposição pode ser visitada, presencialmente, até o dia 24 de janeiro.
Para falar sobre essa mostra e sobre o legado e a importância de Amilcar de Castro, o programa Noite Ilustrada recebeu Rodrigo de Castro, que é responsável pela curadoria da mostra e filho do artista.
A UFMG Educativa lembra que estamos em pandemia de covid-19 e por isso muitos cuidados são necessários durante a participação em eventos presenciais. Lembre-se sempre do distanciamento, não provoque nem participe de aglomerações. Use a máscara cobrindo nariz e boca o tempo todo. Higienize as mãos sempre que possível, lavando com água e sabão ou usando álcool em gel. Lembramos também que, para que os estabelecimentos e eventos cumpram os protocolos de segurança e sejam seguros, é preciso que todos façam sua parte.
Produção: Hugo Rafael
Publicação: Alexandre Miranda, sob orientação de Luiza Glória