Arte e Cultura

Exposição de bordados inaugura série de eventos sobre ecologia e diálogo entre religiões

Peça representa a bacia hidrográfica do Rio Grande
Peça representa a bacia hidrográfica do Rio Grande Acervo em exposição

Bordados que aludem a bacias hidrográficas de Minas Gerais vão compor mostra que ocupará o o saguão da Reitoria a partir da próxima segunda, 25. A exposição é resultado de parceria da UFMG e da Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa).

As peças foram confeccionadas por mais de 70 funcionários da Copasa, organizados em grupos que representam bacias mineiras, em oficina coordenada pelo Grupo Matizes Dumont. A atividade gerou 13 painéis bordados que chamam atenção para a questão da água e da cultura. O curso utilizou o bordado como forma de expressão poético-visual e deu aos trabalhadores oportunidade de vivenciar processo criativo e de desenvolvimento humano, com o objetivo de contribuir para a reflexão, a qualidade de vida e a relação consciente com a água.

A exposição Povo d’água: Memória do vivido será aberta às 16h e poderá ser visitada até 31 de maio, de segunda a domingo, das 8h às 17h. A mostra integra o evento Um retorno às fontes: diálogo inter-religioso e ecologia, que também promoverá, na Universidade, oficina de bordado e quatro mesas-redondas que contemplarão a diversidade de culturas religiosas.

As atividades são desdobramentos do projeto de extensão Diálogo Inter-religioso, coordenado pelo professor Miguel Mahfoud, do Departamento de Psicologia e que está inserido no Participa UFMG, iniciativa institucional e acadêmica da UFMG que reúne 53 grupos de extensão e pesquisa envolvidos no mapeamento, diagnóstico e soluções para os danos e possível reconstrução das áreas atingidas pelo rompimento da barragem de Mariana em novembro passado.

Mais informações sobre a iniciativa podem ser obtidas no site da Fafich.

Oficinas de bordado
Com foco na questão ambiental, serão realizadas, nos dias 3 e 5 de maio, as oficinas Um retorno às fontes: vivência criativa a bordar o ser na UFMG: sensibilidade no fazer, pensar, compartilhar, ser, ministrada pelo Grupo Matizes Dumont, e Pela via da fidelidade e prudência: virtudes em todos os tempos, a cargo da professora Maria Inês Castanha de Queiroz, da Universidade Federal do Ceará (UFC).

Os cursos serão realizados no Centro de Atividades Didáticas 2 (CAD2). As inscrições devem ser feitas até a próxima terça, 26, no site da Fundep, onde estão disponíveis outras informações.

Mesas-redondas e artes
No dia 6 de maio, no auditório da Reitoria, haverá quatro mesas-redondas sobre o tema Como crescer na consciência de pertença à natureza e na consciência da necessidade de cuidado para com o mundo em comum. Tendo como mote a tragédia de Mariana, o debate vai promover reflexão sobre a influência de diferentes culturas religiosas na formação de uma consciência de pertencimento à natureza e de cuidado com o ambiente.
Mais informações podem ser obtidas no site do evento.

No encerramento, a partir das 19h, no auditório da Reitoria, músicos, poetas e dramaturgos farão um show cuja tônica será a relação entre artes, ecologia e religiosidade. Tino Gomes, Tatá Sympa e Marco Aur, entre outros, figuram entre os convidados.

Painéis bordados: água, cultura e ecologia