Extensão

Exposição na Faculdade de Letras trata das relações entre o teatro e o livro

Visitas podem ser feitas de segunda a sexta-feira, das 15h às 19h, no Centro de Memória da Fale

..
Exposição montada no Centro de Memória: "relação complexa e multifacetada entre o teatro e a publicação"Foto: Fellipe Carneiro | Fale/UFMG

O Centro de Memória da Faculdade de Letras (Fale) da UFMG abriga, até 20 de outubro, a exposição Entre a cena e o livro – fragmentos da edição teatral no Brasil. Estão expostas publicações diversas, algumas delas consideradas raras sobre teatro brasileiro, dos acervos pessoais dos curadores e também da Biblioteca Universitária da UFMG.

A curadoria é dos ex-alunos da UFMG Assis Benevenuto, Felipe Cordeiro, Henrique Vertchenko e Thiago Landi, que trabalharam sob coordenação da professora Tereza Virgínia Barbosa.

A exposição, como escrevem os curadores, “adentra a complexa e multifacetada relação entre teatro e publicação, explorando a interseção entre duas formas de expressão artística que frequentemente se entrelaçam e se influenciam”. O objetivo, segundo eles, é mostrar como “as fronteiras tradicionais entre cena e livro se combinam em um diálogo criativo e desafiador, revelando como ambos se potencializam e fundam múltiplos significados”.

A mostra explora também a ideia de “fragmento” como uma lente criativa para iluminar a relação entre a cena e o livro. Ainda de acordo com o texto de divulgação, o teatro pode ser visto como uma forma fragmentada de arte, composta por diferentes linguagens – atuação, música, dança, literatura, desenho, arquitetura, moda, cinema –, assim como por diálogos, monólogos, cenas e atos. “A sua edição busca articular esses fragmentos, num processo de criação e transposição para as dimensões da publicação, o que possibilita que sejam revisitados e reinterpretados de múltiplas maneiras”, afirmam os curadores.

A exposição Entre a cena e o livro pode ser visitada de segunda a sexta-feira, das 15h às 19h, na galeria do Centro de Memória da Fale (sala 2010). A entrada é gratuita.

Outras informações estão no site do Centro de Memória da Fale e podem também ser solicitadas pelo telefone (31) 3409-5129 e pelo e-mail memoria.fale@gmail.com.

Assessoria de Comunicação da Fale