Exposição Polímatas propõe reflexão sobre as fronteiras do conhecimento

Instalação Gênesis, de Eduardo Kac, será montada em Belo Horizonte pela primeira vez Foto: Divulgação/Circuito Polímatas

A palavra "polímata" vem do grego polymathes, que quer dizer aquele que aprendeu muito. É usada para descrever pessoas cujo conhecimento não se prende a apenas uma área. Ou seja, um polímata é alguém que sabe muito sobre muitas coisas, com conhecimentos aprofundados em áreas, a princípio, completamente distantes umas das outras: arte, física, saúde, engenharia, filosofia, dentre outras.

Trazer a reflexão sobre as fronteiras do conhecimento é o objetivo do circuito Polímatas, que será inaugurado nesta terça-feira, 21, no campus Pampulha da UFMG. A mostra reúne trabalhos de 46 artistas, que abordam a interseção entre diferentes mídias, artes, tecnologias e linguagens. A exposição faz parte da programação do 2º Colóquio Internacional Escrita, som, imagem, organizado pelo Grupo Intermídia, composto por membros da Faculdade de Letras, da Escola de Belas Artes, da Escola de Música e do Departamento de Comunicação Social da UFMG.

Um dos curadores da exposição, Pedro Veneroso,  doutorando em arte e professor do curso de Cinema de Animação e Artes Digitais da UFMG, concedeu entrevista ao programa Conexões.

Ouça a conversa com a jornalista Alessandra Ribeiro

A visitação a todo o circuito Polímatas é gratuita. A mostra fica aberta ao público até o dia 13 de setembro, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, nos prédios da Reitoria, da Escola de Belas Artes, e das faculdades de Letras e de Ciências Econômicas, no campus Pampulha (Avenida Presidente Antônio Carlos, número 6627). Mais informações pela página Facebook.com/circuitopolimatas.