Notícias Externas

Exposição reúne obras de artistas LGBTQI+ produzidas durante isolamento social

“Queerentena” é inicitiva do Museu da Diversidade Sexual de São Paulo para discutir como a pandemia tem afetado as pessoas LGBTQI+

Exposição reúne produção de artistas LGBTQI+
Exposição reúne produção de artistas LGBTQI+ Clara de Cápua / Divulgação

“Como a arte interpreta o mundo no isolamento? Como artistas LGBTQI+ se veem na quarentena?” Essas são algumas das questões que a exposição digital “Queerentena”, do Museu da Diversidade Sexual de São Paulo, tenta responder. A primeira mostra virtual do museu reúne obras de artistas LGBTQI+ produzidas durante o isolamento social e que refletem as formas que esses artistas têm encontrado para criar e discutir o momento atual. 

A “Queerentena” reúne 60 obras de 31 artistas e 1 coletivo, de 8 estados, incluindo Minas Gerais, que exploram diversas linguagens artísticas para tratar de temas como solidão, insegurança, ansiedade e isolamento. Experiências que a sociedade de modo geral está passando, mas que já eram vivenciadas cotidianamente por pessoas LGBTQI+ mesmo antes da pandemia. 

O Diretor do Museu da Diversidade Sexual, Franco Reinaudo, falou, em entrevista ao programa Expresso 104,5 da Rádio UFMG Educativa, sobre a pandemia e o isolamento social  têm afetado as pessoas LGBTQI+, e sobre a exposição “Queerentena”.

Ouça a conversa com Filipe Sartoreto

Você pode visitar a exposição “Queerentena” no site do Museu da Diversidade Sexual.

Produção de Filipe Sartoreto