Notícias Externas

'Expresso 104,5' traz discussão sobre racismo e saúde mental no reality show Big Brother Brasil

A psicóloga social e doutoranda em estudos psicanalíticos pela UFMG, Thalita Rodrigues, analisou casos de abuso psicológico, racismo e cancelamento no BBB 21

Edição tem sido alvo de críticas por exibir situações constantes de abuso psicológico entre os participantes
Edição tem sido alvo de críticas por exibir situações constantes de abuso psicológico entre os participantes Imagem: Divulgação I TV Globo

A edição deste ano do reality show Big Brother Brasil tem sido um dos assuntos mais comentados nas redes sociais nas últimas semanas, porém por questões diferentes do que nos acostumamos a ver em anos anteriores. A 21ª edição do programa tem sido constantemente acusada de deixar de ser entretenimento e exibir situações constantes de abuso psicológico entre os participantes. O caso mais expressivo até agora foi o do participante Lucas Penteado que, após passar por repetidas situações de humilhação e exclusão, pediu para deixar o programa. 

A discussão sobre racismo também tem sido um tema central nesta edição dentro e fora da casa. O BBB 21 foi celebrado como a edição com o maior numero de participantes negros e negras, e segue novamente o formato do ano passado de misturar participantes famosos e anônimos. Porém parte do elenco tem demonstrado atitudes vistas como discriminatórias, violentas, autoritárias e abusivas. 

A repercussão negativa tem levado à críticas, ataques e ao cancelamento desses participantes nas redes sociais, e já causa danos à carreira deles fora do programa. O maior exemplo é o da cantora Karol Conka, que teve participações em festivais e um programa de TV cancelados, e vem sendo criticada por fãs e colegas de profissão.  

Para falar sobre abuso psicológico, racismo e a “cultura do cancelamento” nas polêmicas Big Brother Brasil 21, o programa Expresso 104,5 recebeu a psicologia social, doutoranda em estudos psicanalíticos pela UFMG e coordenadora da Comissão de Psicologia e Relações Étnico-raciais do Conselho Regional de Psicologia de Minas Gerais, Thalita Rodrigues. 

Ouça a conversa com Filipe Sartoreto

Produção: Filipe Sartoreto

Publicação: Alexandre Miranda, sob orientação de Hugo Rafael