Pesquisa e Inovação

Fachada digital do Espaço do Conhecimento exibe fotografias de indígenas da Amazônia paraense

O objetivo da obra é conscientizar a população urbana sobre as ameaças sofridas por ecossistemas como o amazônico
O objetivo da obra é conscientizar a população urbana sobre as ameaças sofridas por ecossistemas como o amazônico Foto: Israel Palestina

Série de fotografias sobre cotidiano e hábitos de indígenas da Amazônia paraense será exibida na fachada digital do Espaço do Conhecimento a partir desta sexta-feira, 6, e até o domingo, 15.

A obra Amazônidas – um olhar sensível sobre a cultura do Tapajós, do fotógrafo Israel Souza, também conhecido como Israel Palestina, é uma coleção de imagens feitas depois que o artista se mudou para Caranazal, vila de cerca de 600 habitantes localizada no oeste do Pará. “Resolvi morar nessa região a fim de construir novos valores, aprender novas culturas e ter outras percepções do mundo que me cerca”, explica o artista.

O objetivo da obra é conscientizar a população urbana sobre as ameaças que ecossistemas como o amazônico sofrem devido a projetos como construções de grandes hidrelétricas e ações de mineradoras. “Fotografar a vida fora das cidades é uma tentativa de dar visibilidade a outros mundos que podem ser destruídos em prol do desenvolvimento e do bem-estar de uma parte da população”, analisa Israel Palestina.

A sequência será exibida todas as noites, das 18h às 22h. O Espaço do Conhecimento está localizado na Praça da Liberdade, 700. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (31) 3409-8350.

(Com Assessoria de Comunicação do Espaço do Conhecimento UFMG)