Arte e Cultura

Fachada digital do Espaço do Conhecimento projeta 'cidade entrincheirada'

Mostra revela o impacto visual da presença dos aparatos de segurança na paisagem urbana

Redemoinho
'Redemoinho', uma das imagens que serão projetadas na fachadaLucas Silva e Diego Rodrigues

No ambiente urbano, a presença de câmeras de vigilância, cercas, pedaços de vidro em muros e arame farpado é cada vez mais comum. Deparar-se com esses sistemas de segurança em meio ao emaranhado de edifícios das cidades pode ser algo trivial, mas, ainda assim, capaz de provocar uma sensação visual impactante em olhos mais sensíveis. Essas intervenções urbanas são tema da mostra fotográfica Cidade entrincheirada que, a partir de hoje, 9 de julho, será exposta na fachada digital do Espaço do Conhecimento UFMG.

A exposição foi concebida por Lucas Costa Silva e Diego William Rodrigues, estudantes de Arquitetura e Urbanismo do Centro Universitário UNA. A ideia do trabalho é promover reflexões sobre o legado estético que a sociedade contemporânea deixará para as próximas gerações. Segundo os autores da mostra, mesmo passando quase despercebidos pelos nossos olhos, os equipamentos de segurança representam um estado de guerra constante contra a cidade, o bairro, os vizinhos e até contra nós mesmos.

As projeções ocorrerão até 29 de julho, sempre das 18h às 22h. O Espaço do Conhecimento fica na Praça da Liberdade, 700. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (31) 3409-8350 ou no site do museu.

Com Assessoria de Comunicação do Espaço do Conhecimento UFMG