Ensino

Faculdade de Medicina oferece disciplina on-line sobre métodos de ensino e aprendizagem em saúde

Plataforma virtual reúne videoaulas, fóruns de discussão e artigos

Figura compara o DNA a um quebra-cabeça
Figura compara o DNA a um quebra-cabeça Pixabay Licence

Estudantes de graduação, pós-graduação, professores e comunidade externa poderão participar do curso Como ser um pesquisador em ensino médico e educação na área da saúde, que será oferecido a distância, de março a junho deste ano, pela Faculdade de Medicina, com suporte do Centro de Apoio à Educação a Distância (Caed).

Ministrada pelo professor do Departamento de Pediatria Cássio Ibiapina, pesquisador de estratégias de ensino na área da saúde, a disciplina visa despertar o interesse de cientistas e profissionais de diversos campos de conhecimento pela investigação de métodos de ensino e aprendizagem.

A carga-horária de 60 horas-aula será ministrada majoritariamente a distância, por meio de atividades hospedadas na plataforma Caed Virtual, na qual os alunos terão acesso a videoaulas, fóruns de discussão e artigos. Um encontro de apresentação de seminários, previsto para o dia 1º de junho, na Faculdade de Medicina, será o único compromisso presencial da disciplina.

Oferecida de forma presencial em outros semestres, a disciplina é a primeira na modalidade a distância a figurar na grade curricular do curso de Medicina da UFMG. A estrutura utilizada nos estudos de caso semanais também é inovadora: o professor Cássio Ibiapina baseou-se em método utilizado em curso da Universidade de Harvard para criar artigos semanais que aliam o conteúdo teórico a narrativas lúdicas sobre personagens fictícios, o que visa aliviar a tensão do estudo de temas complexos e tornar o aprendizado mais prazeroso.

Matrículas
Não há pré-requisitos para a participação no curso, mas os alunos deverão ter domínio da língua inglesa para a leitura de artigos. Estudantes regularmente matriculados nos programas de mestrado e doutorado da UFMG deverão seguir o procedimento regular de inclusão de disciplina na fase de acerto presencial de matrícula, que ocorrerá nesta terça, 26, e quarta, 27 de fevereiro, no colegiado da Pós-graduação, no campus Saúde. Alunos de graduação deverão seguir igual procedimento e comparecer ao mesmo local no dia 27 de fevereiro.

Interessados da comunidade externa poderão se candidatar às vagas remanescentes do curso como opção de disciplina isolada, no dia 7 de março, seguindo as instruções disponíveis no site do Departamento de Registro e Controle Acadêmico.

Com Assessoria de Comunicação do Caed