Ensino

Encontro na Odontologia debate retorno social da pesquisa translacional

Modalidade acelera troca entre os achados dos estudos básicos e a investigação clínica

Encontro apresenta trabalhos científicos executados por alunos de graduação e pós graduação
Durante o encontro, serão expostos trabalhos desenvolvidos por alunos de graduação e pós-graduação Divulgação

A pesquisa translacional: da concepção ao retorno social é o tema do 14º Encontro Científico da Faculdade de Odontologia da UFMG, que será realizado de 7 a 9 de novembro, no campus Pampulha. Na oportunidade, serão apresentados trabalhos científicos de alunos de graduação e de pós-graduação, com ênfase na discussão dos processos envolvidos na elaboração da pesquisa, desde sua concepção até sua aplicação em favor da sociedade.

Segundo a professora Cristiane Baccin Bendo, uma das coordenadoras do evento, a pesquisa translacional “visa promover o trabalho interdisciplinar e acelerar a troca bidirecional entre os achados dos estudos básicos de laboratório e a investigação clínica e facilitar a aplicação dos resultados da pesquisa na prática clínica diária".

Respostas
A professora Vera Resende, outra coordenadora do encontro, explica que a pesquisa científica busca responder questões da prática profissional. “É importante formar profissionais com conhecimento em pesquisa translacional para que possam entrar no mercado de trabalho com uma visão mais ampla, de forma a beneficiar a população, uma vez que terão acesso à melhor evidência científica disponível acerca de diagnóstico, prognóstico e tratamento para as condições bucais que afetam a população”, justifica.

O encontro terá três mesas-redondas que dialogam com o tema desta edição. A primeira, Pesquisa translacional: a concepção da pesquisa, apresentará a importância da definição do problema, da pergunta de pesquisa, da formulação de hipóteses e dos procedimentos metodológicos. A segunda, Pesquisa translacional: da concepção aos resultados, apresentará os resultados. Pesquisa e sociedade: conexões e contribuições será o tema da terceira mesa,que  abordará os potenciais benefícios à população.

A edição deste ano comemora os 40 anos do Colegiado do Programa de Pós-Graduação em Odontologia (CPGO). A programação completa está disponível no site do Centro de Extensão (Cenex) da Faculdade de Odontologia. As inscrições de ouvintes, gratuitas, podem ser realizadas até o primeiro dia do evento. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail xivencontrocientificofoufmg@gmail.com.