Pessoas

FaE e Ceale fazem homenagem a Magda Soares na noite desta segunda

Referência para os estudos (e para a prática) da alfabetização no Brasil, a professora emérita da Faculdade de Educação morreu no primeiro dia do ano, deixando legado inestimável

Magda Becker no início dos anos 2000
Magda Becker no início dos anos 2000 Foto: Foca Lisboa | UFMG

Nesta segunda, 27 de março, às 18h, a Faculdade de Educação (FaE) e o seu Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita (Ceale) farão uma homenagem à professora Magda Becker Soares, que morreu no dia 1º de janeiro deste ano. A celebração será no auditório Neidson Rodrigues e estará aberta a todos da comunidade que queiram celebrar a memória da professora. Entre outros, o evento contará com a participação da diretora da FaE, Andrea Moreno, do diretor do Ceale, Gilcinei Teodoro Carvalho, da decana da FaE, Maria da Conceição Reis Fonseca, da reitora da UFMG, Sandra Regina Goulart Almeida, e de Paulo Sergio Soares Guimarães, filho de Magda que é também professor do Departamento de Física do Instituto de Ciências Exatas (ICEx).

Ao longo das últimas décadas, Magda Becker Soares se consolidou como um dos nomes mais importantes da área da alfabetização no Brasil. Ela é autora, entre outros, de Alfabetização: a questão dos métodos (Editora Contexto, 2017), livro que venceu o Prêmio Jabuti de 2017 na categoria Educação e pedagogia, e de Alfaletrar: toda criança pode aprender a ler e escrever (Editora Contexto, 2020), obra baseada na experiência da educadora na interação com professores da rede escolar municipal de Lagoa Santa, caso que ainda hoje é referência para o campo da alfabetização. Magda é também autora da célebre coleção Português através de textos, publicada pela Editora Moderna nas últimas décadas do século passado, uma referência para o ensino de “primeiro grau” naquele período.

Entre outras realizações, Magda foi uma das criadoras da Faculdade de Educação (FaE), onde se consagrou professora emérita. Em 1990, ela fundou o Ceale, que pôde seguir contando com sua presença acadêmica por anos, mesmo após a sua aposentadoria. "Magda Soares foi e será sempre referência mundial em sua área e motivo de grande orgulho para a UFMG”, lembrou a reitora Sandra Regina Goulart Almeida, no início do ano, quando da morte de Magda. “Ela foi sempre presente na vida da Universidade e uma grande amiga, apoiadora, sempre solidária nos momentos difíceis. Com ela eu me nutria de esperança em dias melhores.”

O diretor do Ceale, Gilcinei Teodoro Carvalho, destacou por sua vez o “poder agregador” de Magda, em sua vida intelectual e docente. “Essa força se manifestou concretamente nas orientações de pesquisas e nas disciplinas inovadoras que ela ministrou. Ela tinha imensa capacidade de produção e divulgação de conhecimento, mesmo numa época em que a circulação das informações era bem menos ágil”, ressaltou o professor da FaE. “Magda convertia pesquisa em ações que beneficiavam estudantes e também professores, sempre movida por impressionante vitalidade.”

Uma boa noção de quem foi a professora pode ser alcançada por meio da leitura do perfil publicado sobre ela na revista Diversa, em 2013. Na edição especial da revista publicada em 2022 em comemoração dos 95 anos da UFMG, a professora foi tema de matéria que colecionou trechos de uma série de cartas enviadas a ela por seus colegas e discípulos.