Notícias Externas

Fantasias e memórias de criança compõem obra em homenagem à cidade mineira de Liberdade

‘Figuras de Liberdade – Memórias de um Artista Viajante’, de Fernando Siqueira, é marcado por uma escrita lúdica

Capa de  'Figuras de Liberdade – Memórias de um Artista Viajante’, obra viabilizada por meio de financiamento coletivo
Capa de 'Figuras de Liberdade – Memórias de um Artista Viajante’, obra viabilizada por meio de financiamento coletivo Reprodução/Crivo Editorial

Entre as montanhas da Serra da Mantiqueira, no sul de Minas Gerais, existe uma cidade mágica, que é povoada por figuras e criaturas fantásticas e se chama Liberdade. É nessa cidade pequena que o escritor e artista plástico Fernando Siqueira viveu a sua infância. Inspirado nas suas memórias e imaginações de criança, Siqueira escreveu seu segundo livro infantil, Figuras de Liberdade – Memórias de um Artista Viajante. A partir dos seus personagens, o escritor elabora sentimentos, discute a beleza e a feiura e permeia todo esse caminho com uma escrita lúdica. O autor, que é formado em Artes Visuais pela Escola de Belas Artes (EBA) da UFMG, também  publicou O Pequeno Livro de Mal Criações para Crianças bem Criadas, lançado em 2014 a partir de uma campanha de financiamento coletivo. 

Ao programa Universo Literário desta quarta-feira, 28, o escritor e artista plástico detalhou como sua infância é revisitada na obra, apresentando ao leitor uma cidade chamada Liberdade, onde ele conviveu com figuras folclóricas, lendas vivas e brincadeiras.

Ouça a conversa com Michelle Bruck

Produção: Laura Portugal e Marden Ferreira, sob orientação de Luíza Glória

Publicação: Alessandra Dantas