Notícias Externas

Federal do Piauí produz vídeos educativos em Libras sobre o coronavírus

Objetivo é oferecer informação aos surdos em sua primeira língua

Adila Marques:
Adila Marques: surdos encontram dificuldades para se comunicar em tempos de criseUFPI

A Universidade Federal do Piauí (UFPI), por meio da Coordenação Geral dos Curso de Letras-Libras, produziu vídeos informativos sobre a pandemia do coronavírus em Libras para a comunidade surda. A produção contou com a participação de profissionais da Coordenação de Libras, da equipe de intérpretes de Libras e do Laboratório de Edição de Vídeo da UFPI.

“Começamos a produção dos vídeos, primeiramente, pelas notas informativas sobre o funcionamento e decisões do Comitê Gestor de Crise (CGC), mas logo que o CGC criou a página, tomamos essa iniciativa de gravar as dúvidas frequentes, pois elas estão bem pontuadas e esclarecedoras. Resolvemos fazer a versão em Libras para levar informação verídica, tentando minimizar essa enxurrada de notícias falsas que vemos por aí. Elas acabam criando e gerando pânico nas pessoas", justifica a professora Adila Silva Araújo Marques, da Coordenação do Curso de Letras-Libras.

Adila Araújo acredita que o material em Libras produzido pela UFPI possibilitará que várias pessoas tenham acesso à informação na sua primeira língua. “Temos um curso de Licenciatura em Letras-Libras na universidade, e não faria sentido se as informações não fossem  acessíveis em Libras", diz a professora.

Segundo a professora, os surdos normalmente enfrentam grandes dificuldades para se comunicar em situações de crise. "O site reúne vídeos relacionados à prevenção e dúvidas sobre o coronavírus. Surdos de toda parte do país têm acesso a essa produção. Nas notícias da TV, em comunicados da Prefeitura e do governo do Estado não há uma janela de Libras, muito menos uma legenda", justifica Adila Marques.

Assista aos vídeos. A integra da matéria está publicada na página da UFPI