Formas de Ingresso

Felizes e ansiosos, calouros efetivam matrícula na UFMG

Parte dos cerca de 2,8 mil candidatos convocados pelo Sisu 2016 para o segundo semestre estiveram na tarde de ontem (25), no Centro de Atividades Didáticas de Ciências Humanas (CAD 2), para efetuar registro presencial e matrícula na UFMG. Os novos alunos que oficializarão, até quarta-feira, seu ingresso na instituição enfrentaram nove meses de espera desde a prova do Enem, aplicada em outubro de 2015.

Augusto Carvalho, calouro do curso de Ciências Econômicas, contou que esse período serviu para conhecer melhor o curso. “São muitas novidades, ainda estou me acostumando com tudo isso. As férias serviram para pesquisar sobre o curso e o mercado de trabalho; precisava desse tempo”, disse.

Para Ana Tereza Silva Costa, caloura de Letras, o tempo foi mais incômodo do que aliado. Com seus livros, companheiros de longa data sempre por perto, aguardou aflita o momento da matrícula. “É muito tempo, fiquei muito ansiosa esperando esse dia, demorou demais para passar”, comentou.

Ana Beatriz: de Vitória (ES) para a UFMG
Ana Beatriz: de Vitória (ES) para a UFMG Foca Lisboa / UFMG

Além do tempo de espera, alguns alunos precisam lidar com a distância de casa, pois vieram de outros estados. É o caso de Ana Beatriz Maciel Vieira, que chegou de Vitória (ES) para cursar Medicina. Ela conta que o Sisu deste ano foi sua segunda tentativa, e a aprovação serviu para tranquilizá-la. “Amigos de outras universidades que começam no segundo semestre já fizeram as inscrições. Eu queria muito esse momento de matrícula para me sentir realizada”, afirmou.

Registro presencial e matrícula para a segunda entrada de 2016 continuam até quarta-feira, dia 27. A lista dos convocados, a escala de atendimento e demais informações podem ser conferidas no site Sisu/UFMG