Extensão

Férias no Museu terão oficinas, exposições e caminhada na mata

Museu abriga exposições de paleontologia, arqueologia, mineralogia e cartografia histórica, que também poderão ser visitadas durante as férias
Museu abriga exposições de paleontologia, arqueologia, mineralogia e cartografia histórica, que também poderão ser visitadas durante as férias Robson Miranda / UFMG

Pintura, plantio e reciclagem então entre os temas das oficinas que compõem a programação de férias do Museu de História Natural e Jardim Botânico (MHNJB) da UFMG, que começa no próximo sábado, 23, e segue até dia 31. As atividades serão realizadas das 11h às 15h.

A oficina Pigmentos, que ocorrerá no primeiro dia, consistirá em pinturas com uso de elementos naturais, como plantas e minerais. No domingo, emPintura de areia, os participantes aprenderão a fazer composições usando cola e grãos de areia de diferentes cores. A feitura de mudinhas de plantas de uso culinário e medicinal será trabalhada na terça, dia 26, na oficina Plantar.

A oficina Papel reciclado artesanal, prevista para quarta-feira, 27, ensinará a preservar árvores, economizar água e energia, gerar empregos e a reduzir a poluição por meio da reciclagem do papel. Na quinta-feira, a oficina de Réplicas vai possibilitar a produção de réplicas de fósseis de animais pré-históricos as quais poderão ser levadas para casa pelos participantes.

A oficina de Cartão ecológico, que compõe a programação da sexta-feira 29, vai ensinar a produzir arte com papel reciclado artesanal e elementos da natureza. No sábado, dia 30, Pintura de areia será novamente ministrada. No domingo, dia 31, a programação se encerra com reedição da oficina Pigmentos.

Exposições
A programação de férias será completada com exposições de paleontologia, arqueologia, mineralogia, cartografia histórica, além da mostra Pipiripim. Também estarão abertas ao público as exposições Supermercado vivo, sobre plantas, e Morcegos: mitos e verdades.

Uma caminhada na mata também ocorrerá todos os dias, às 10h30 e às 14h30. O Espaço Interativo de Ciências da Vida poderá ser visitado em sessões às 12h, 14h e 16h.

As inscrições serão feitas na área de visitação do Museu, pouco antes do início das atividades. Cada oficina possui 20 vagas, e o participante pagará apenas o valor de R$ 6, que corresponde à taxa de entrada no Museu. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3409-7607.

O MHNJB fica na rua Gustavo da Silveira, 1.035, bairro Santa Inês.