Pesquisa e Inovação

Ferramenta desenvolvida pela UFMG otimiza rotas do transporte escolar rural

Prefeitos de Minas poderão aderir à plataforma que promete reduzir custos do transporte em até 40%

Trajetos dos veículos escolares são definidos por ferramenta computacional
Trajetos dos veículos escolares são definidos por ferramenta computacional Lucas Braga | UFMG

Pesquisadores da UFMG apresentam hoje o Sistema Transcolar Rural para gestores municipais de Minas e outros representantes do poder público. A ferramenta foi desenvolvida sob coordenação do Departamento de Transportes e Geotecnia da Escola de Engenharia e tem o objetivo de otimizar as rotas de transporte escolar feitas nas zonas rurais. Prefeitos de todos os municípios de Minas poderão aderir ao sistema.

A plataforma cruza dados geográficos e do Censo Escolar para calcular as melhores rotas e já foi testada em 76 municípios do Espírito Santo. É capaz de reduzir os custos com o transporte escolar em até 40% e promete maior segurança aos alunos que vivem nas zonas rurais do país, afirmam os desenvolvedores.

Ouça a reportagem de Larissa Arantes

Reportagem veiculada no Jornal UFMG desta sexta-feira, 6 de outubro de 2017.