Notícias Externas

Festival CURA chega à Lagoinha

Circuito de Arte Urbana colore uma das regiões mais tradicionais de BH

O artista argentino Elian Chali empresta suas cores à fachada do Senai Lagoinha
O artista argentino Elian Chali empresta suas cores à fachada do Senai Lagoinha Facebook Cura

Transformar a vista de nossa cidade, literalmente, em um Belo Horizonte. Esse era o sonho de três jovens curadoras ao criarem o CURA, Circuito Urbano de Arte de BH. O festival idealizado por Juliana Flores, Janaina Macruz e Priscila Amoni transformou a fachada de grandes prédios do Centro da cidade em murais urbanos, dando vida à paisagem cinza da região. Enquanto os artistas desenvolviam suas pinturas, era possível observar todo o trabalho ao vivo e em cores da Rua Sapucaí, que se tornou o primeiro mirante de arte urbana do mundo. Depois de intervir no Centro, a equipe do CURA se prepara para transformar o bairro histórico da Lagoinha, região nordeste de BH. O festival começa hoje e vai até o dia 15 de setembro, trazendo mais um Mirante de Arte Urbana para a capital.

O programa Expresso 104,5, da Rádio UFMG Educativa, conversou com a produtora cultural Priscila Amoni, uma das idealizadoras do CURA, e com o idealizador do projeto Casas da Lagoinha e proponente do CURA Lagoinha, Daniel Queiroga, nesta quinta-feira, 5.

Ouça as conversas com Filipe Sartoreto

O CURA Lagoinha, Circuito Urbano de Arte, começa nesta quinta, 5,  e vai até o dia 15 de setembro. 
Durante esses 10 dias, será possível acompanhar ao vivo as pinturas dos novos murais da região, pelos grafiteiros convidados do evento. O endereço do novo Mirante de Arte Urbana da Lagoinha é Rua Diamantina, próximo ao número 720, na Lagoinha. Mais informações na página facebook.com/curafestival.

Neste sábado, 7 de setembro, o projeto AmBhulantes realiza mais uma edição,desta vez em parceria com o CURA. O Cortejo ciclo-musical vai sair do bairro Pompéia às 10h30, vai seguir com a UFMG Educativa pela Av. dos Andradas e Av. Antônio Carlos, e chegar na Rua Diamantina por volta das 12h. As atrações do CURA e Ambhulantes começam a partir deste horário e seguem durante toda a tarde de sábado.
Você está convidado a pedalar com o projeto Ambhulantes e a UFMG Educativa neste sábado, de 10h às 12h. Se não puder ir, é só sintonizar 104,5 FM.

Produção: Mariana Prates, sob orientação de Hugo Rafael e Luiza Glória