Notícias Externas

Festival de Arte Negra movimenta a capital a partir do dia 15

São mais de 100 atrações de graça como espetáculos de Karol Conka, Ellen Oléria e Zezé Motta

Carol Conka é atração do FAN
Karol Conka é atração do FAN Facebook Karol Conka

O FAN, Festival de Arte Negra, acaba de divulgar algumas das atrações desta nona edição, que celebra os 22 anos de existência do evento e lembra o terceiro ano da Década Internacional de Afrodescendentes instituída pela ONU. Com o tema Mulher Negra, são convidadas as cantoras Karol Conka e Ellen Oléria, a atriz Zezé Motta e as artistas plásticas Maria Rosa e Simone Moura. Ao todo, serão mais de cem atividades entre 15 e 22 de outubro em diversos pontos da capital, com entrada gratuita.

A primeira cantora lírica negra de que se tem registro no Brasil, Joaquina Maria da Conceição da Lapinha, é a homenageada deste ano. A cantora, que viveu no século 18, se apresentou até mesmo fora do Brasil, em 1795, ainda na época da escravidão.

Na divulgação da programação do FAN, o secretário Municipal de Cultura, Juca Ferreira, comentou sobre o cancelamento da Virada Cultural deste ano e afirmou que quer organizar melhor o cronograma de eventos da cidade, que hoje conta com mais de 100 festivais. "Os recursos para a Cultura são poucos", alegou.

O 9º Festival de Arte Negra terá ainda uma mostra de Cinema Negro, com exibição de filmes que abordam a mulher negra ou dirigidos por mulheres negras. Além disso, o festival vai ter uma programação voltada para as crianças, o FANZINHO e o Ubuntu – Encontro da Diversidade Religiosa, que reúne grupos religiosos de matriz africana, católica, evangélica, muçulmana e judaica. O Ojá – Mercado de Trocas e Saberes vai prestigiar o artesanato, moda e beleza de matriz africana.

A programação completa será detalhada em breve no site do FAN e na página do FAN no Facebook.

ouca-reportagem-samuel-sousa-04-10-2017.mp3

Reportagem veiculada no Jornal UFMG desta quarta-feira, 4 de outubro de 2017.