Notícias Externas

Festival de Cinema Ambiental de Sarandira apresenta filmes e debates ao vivo

Concepção de meio ambiente do SaranCINE inclui não só a natureza em si, mas também as pessoas

‘Castelo de Terra’, de Oriane Descout, integra a programação do SaranCINE
‘Castelo de Terra’, de Oriane Descout, integra a programação do SaranCINE Divulgação

Começou nesta terça, 1, o Festival de Cinema Ambiental de Sarandira, também conhecido como SaranCINE. A mostra gratuita e online reúne 19 filmes que abordam a questão ambiental, além de conversas ao vivo. A programação do evento já está disponível e pode ser acessada até 5 de junho, sábado. Entre as produções selecionadas estão obras ficcionais, documentários e animações. A iniciativa traz um olhar urgente à causa ambiental com foco especial ao contexto de Sarandira, pequena comunidade rural de Juiz de Fora que dá nome ao festival e se encontra em alta vulnerabilidade socioeconômica e ambiental.

A coordenadora geral do SaranCINE, Suzana Markus, concedeu entrevista ao programa Noite Ilustrada desta terça. Na conversa, ela esclareceu que a concepção de meio ambiente adotada pelo evento inclui não só a natureza em si, mas também o ser humano. Suzana contou que trabalha com festivais há muito tempo e a equipe sempre quis levar um para Sarandina, que tem uma área interessante para fazer eventos ao ar livre, mas a pandemia fez com que essa primeira edição tivesse que ser virtual. A coordenadora revelou que ideia era trazer a comunidade e a visão das pessoas do local sobre preservação ambiental. Assim, veio o projeto Uma casa, uma árvore para fazer parte da programação, incentivando os moradores a plantarem uma árvore em cada casa do distrito.

Suzana Markus também comentou as temáticas que permeiam os debates. “Nós vamos falar de diversas áreas da questão ambiental. A gente vai começar por reflorestamento com a visão de Juliano Salgado (vice-presidente do Conselho Diretor do Instituto Terra e diretor do filme) sobre o Sal da Terra. Depois, a gente já  passa pela questão da mineração de Mariana e Brumadinho e, para isso, convidamos os diretores dos filmes Lama e Mineiros. Vamos falar também de agricultura familiar com a diretora do filme Castelo de Terra e depois sobre agricultura orgânica e, por último, vamos conversar com o Conexão Mata Atlântica, um projeto de incentivo aos produtores rurais para se criar a agroflorestal”, sintetizou.

A programação completa e os filmes do Festival de Cinema Ambiental de Sarandira podem ser vistos no site da Carabina Filmes. Os debates serão transmitidos pelo canal da produtora no YouTube.

Produção: Maron Filho, Carlos Ortega e Alexandre Miranda, sob orientação de Luiza Glória
Publicação: Alessandra Dantas