Notícias Externas

Festival de História de Diamantina estreia sua 6ª edição em formato híbrido

Em 2021, o evento completa 10 anos de existência e foca nas consequências históricas da pandemia.

x
Pela primeira vez, o fHist conta com atividades presenciais, em Diamantina, e também virtuais, em virtude do avanço da vacinação contra a covid-19.
Divulgação/fHist

Nesta quinta-feira, 21, o Festival de História (fHist), realizado em Diamantina, dá largada a sua 6ª edição. O evento segue a temática Tempos de Incerteza e pretende focar na relação da história com o momento pandêmico e suas consequências nas áreas do cinema, música, saúde, educação e comunicação. 

Em 2021, o Festival completa 10 anos de existência e se organiza em um formato híbrido, com atividades presenciais, em Diamantina, mas também virtuais, transmitidas pelo YouTube. A programação inclui historiadores e formadores de opinião nacionais, como Leandro Karnal, Giovanna Heliodoro, Gregório Duvivier, entre muitos outros.

O jornalista, idealizador e coordenador do fHist 2021, Américo Antunes, participou do programa Expresso 104,5 desta quarta-feira, 20, para falar sobre 6ª edição do evento. Segundo Américo, o Festival de História foi criado "em uma perspectiva de democratização e popularização dos conhecimentos históricos". "A gente percebia, naquela época, que havia um potencial muito grande na sociedade brasileira para que se levasse, ao interesse público, esses temas muitas vezes restritos ao meio acadêmico. [...] As pessoas associam história só com o passado e, na verdade, nós vemos hoje que a história está em permanente movimento, ela é a história do tempo presente", explicou o jornalista.

Ouça a entrevista completa no SoundCloud.

Para mais informações sobre o evento e a programação, acesse o site do Festival de História.

Produção: Flora Quaresma, sob orientação de Filipe Sartoreto                                        Publicação: Carlos Ortega, sob orientação de Hugo Rafael