Arte e Cultura

Festival de Inverno promove passeio por murais de BH

Participantes de oficina puderam conhecer história e observar detalhes das obras

Você já parou para observar os murais que colorem as fachadas dos prédios e o centro de Belo Horizonte? Participantes da oficina Um passeio pelo circuito de arte urbana e oficina de stencil, do Festival de Inverno da UFMG, percorreram os dez murais pintados durante o festival CURA - Circuito Urbano de Arte. Eles foram guiados pelas ruas da capital pela artista visual Priscila Amoni, uma das idealizadoras do CURA. Ao final do passeio, o artista visual Comum, um dos autores das obras espalhadas pela cidade, ministrou oficina sobre a técnica de estêncil.

O CURA teve sua primeira edição realizada em 2017. Todos os prédios pintados podem ser vistos da Sapucaí, no Floresta, região Leste de BH, transformando a rua no primeiro mirante de arte urbana do mundo. Os murais pintados têm entre 450 e 1.780 metros quadrados. Além das pinturas, o festival promove mesas de debates, feiras de arte, festas e ações especiais sempre dialogando com a arte urbana e a cultura de rua.

Entrevistados: Priscila Amoni, artista visual; Comum, artista visual; Thalita Amorim, estudante de Artes Visuais - UFMG; Cássio Antunes, redator; Cristina Souza, servidora pública
Equipe: Leonardo Milagres (produção e reportagem); Antônio Soares (imagens); Marcia Botelho (editora de imagens); Jessika Viveiros (editora de conteúdo)