Notícias Externas

Festival Internacional de Quadrinhos de BH ganha edição especial online

O “Fiq em Casa” é um formato adaptado do tradicional festival de Belo Horizonte, que chegaria à sua décima primeira edição em 2020

Formato tradicional do FIQ não pôde ser realizado em 2020 em virtude do isolamento social
Formato tradicional do FIQ não pôde ser realizado em 2020 em virtude do isolamento social Divulgação / Facebook

O tradicional Festival Internacional de Quadrinhos de Belo Horizonte também ganhou uma versão online em meio à pandemia e a necessidade do distanciamento social. Realizado a cada 2 anos desde 1999, o Fiq se tornou o evento do gênero na América Latina. Em 2020, o Festival chegaria à sua 11ª edição, programada para o mês de maio.  Porém, em razão o da pandemia da Covid-19 e da necessidade de isolamento e distanciamento social, o festival precisou ser suspenso. 
 
A partir desta situação foi criado então o “Fiq em Casa”, edição especial online do Fiq, que promove, até o início de julho, lives e podcasts com entrevistas e debates com quadrinistas, animadores, pesquisadores, editores. Também traz vídeos em que os quadrinistas mostram seu local de trabalho, rotina e processo criativo em casa, dentre outras atrações. Tudo isso feito pelos artistas de suas próprias casas, seguindo os protocolos de saúde vigentes em Belo Horizonte.
 
Para saber mais sobre o “Fiq em Casa”, o programa Expresso 104,5, da Rádio UFMG Educativa entrevistou a diretora de festivais da Fundação Municipal de Cultura de Belo Horizonte, Ana Freire.

Ouça a conversa com Filipe Sartoreto

A programação do “Fiq em Casa” vai até o dia 3 de julho e pode ser acessada pelo site do Festival.

As atividades do “Fiq em Casa” estão no canal do Youtube da Fundação Municipal de Cultura, no Facebook e no Instagram do FIQBH. 

Produção de Filipe Sartoreto