Notícias Externas

Festival online 'Primeira e Última Gota' marca estreia de coletivo de bandas independentes

Busca por novos espaços para o rock’n’roll autoral motiva e define o evento

Festival é uma realização do coletivo Última Gota, composto por grupos que se unem para dividir espaços de ensaio
Festival é uma realização do coletivo Última Gota, composto por grupos que se unem para dividir espaços de ensaio Reprodução/Instagram @ultimagotarecords

O coletivo Última Gota Records realiza, neste final de semana, entre os dias 10 e 11, o festival Primeira e Última Gota. Celebrando a estreia do projeto formado por bandas independentes da capital mineira, o evento promove dez shows em formato online e gratuito. Os grupos que integram o coletivo e se apresentam no evento têm o rock’n’roll como denominador comum, explorando diferentes sonoridades e formações. Entre os nomes que compõem o line-up, estão Ancestral Diva, SadBoots, Low Mantra, Lee and James, Green Morton e Shiron The Iron, além de outros grupos convidados que se destacam na cena independente mineira, como Isso, Teach Me Tiger, Mad Chicken e Polly Terror. 

No programa Expresso 104,5 desta sexta-feira, 10, o músico, produtor musical e um dos fundadores do Coletivo Última Gota, Vitor Lopes, falou mais sobre o festival, as bandas participantes e a cena musical de Belo Horizonte. O convidado contou como surgiu o coletivo e como se deu o processo de ampliação da proposta de trazer um lugar em comum para os grupos que sempre compartilharam espaços, são amigos na vida pessoal e dividem a arte como trabalho. “A ideia de se juntar para dividir esse lugar foi o início do coletivo. E isso acaba avançando para outras vertentes, as bandas compartilham a rede social do coletivo, é um espaço único de comunicação em que o todo é maior do que cada banda sozinha”, explicou o músico.

O produtor também detalhou a identidade dos seis conjuntos que compõem o Última Gota, que possuem o rock como denominador comum, mas exploram estilos diversos, contribuindo para o processo criativo de cada banda através do convívio, ao possibilitar a soma das particularidades de cada uma. Para Lopes, o evento é um pontapé inicial na produção coletiva do Última Gota e busca impulsionar o trabalho de todos que fazem parte, ao ecoar as vozes dos grupos de forma centralizada, proporcionando uma mistura e maior atratividade para o público.

Ouça a entrevista completa no Soundcloud.

O Festival Primeira e Última Gota é realizado neste final de semana, entre os dias 10 e 11, com apresentação de dez shows de bandas independentes da cena mineira, em formato online e gratuito. A transmissão pode ser acessada através do canal do coletivo no YouTube e a programação completa, horários e mais informações estão disponíveis na conta do coletivo Última Gota no Instagram.

Produção: Laura Portugal, sob orientação de Filipe Sartoreto
Publicação: Enaile Almeida, sob orientação de Alessandra Dantas