Notícias Externas

Filarmônica comemora sua primeira década com concertos especiais

Ao longo desses dez anos, a orquestra apresentou concertos em mais de 50 cidades mineiras

Apresentação da Filarmônica na UFMG, em 2017, celebrou os 90 anos da Universidade
Apresentação da Filarmônica na UFMG, em 2017, celebrou os 90 anos da Universidade Foto: Foca Lisboa / UFMG

A Filarmônica é uma orquestra de excelência, e seu planejamento envolve concertos de série, programas educacionais, circulação e produção de conteúdos para a disseminação do repertório sinfônico brasileiro e universal. Ao longo da última década, a orquestra se apresentou em mais de 50 cidades mineiras, em importantes capitais do Brasil e também fora do país.

As duas apresentações que comemoram o aniversário da Filarmônica serão regidas pelo maestro Fabio Mechetti e contam com grande elenco, formado pela soprano Gabriella Pace, pela mezzo-soprano Denise de Freitas, pelo tenor Matheus Pompeu e pelo baixo-barítono Licio Bruno. Os concertos contarão também com o Coro da Osesp, regido por Valentina Peleggi, e com o Concentus Musicum de Belo Horizonte, sob regência de Iara Fricke Matte.

Em entrevista ao programa Noite Ilustrada nesta quinta-feira, 15, Fabio Mechetti, que é diretor artístico e regente titular da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais, falou sobre os 10 anos de trabalho e sobre os dois concertos comemorativos.

“O público realmente comprou o projeto da Filarmônica com muito entusiasmo. Hoje temos mais 3,5 mil assinantes, nossos concertos têm sido muito bem atendidos. Os [concertos de aniversário] deste fim de semana, por exemplo, já estão esgotados há muito tempo”, afirmou.

ouca-a-conversa-com-luiz-fernando-freitas-15-02-2018.mp3


Filarmônica e UFMG

Nesses dez anos de história, a Filarmônica se apresentou duas vezes na UFMG. A primeira, em maio de 2009, no ciclo Sentimentos do mundo. A mais recente, em junho do ano passado, integrou programação do aniversário de 90 anos da Universidade. A apresentação foi acompanhada pela TV UFMG.

A Orquestra Filarmônica de Minas Gerais pode ser acompanhada pelo site oficial, Facebook, Youtube e Instagram.

Orquestra se apresentou na UFMG pela primeira vez em maio de 2009, no ciclo Sentimentos do mundo
Orquestra se apresentou na UFMG pela primeira vez em maio de 2009, no ciclo Sentimentos do mundo Foto: André Fossati