Filmes de Quintal apresenta festival de cinema com o tema 'Olhares no Feminino'
Nesta semana, associação também recebe inscrições para mostra que compõe o forumdoc.bh.2020
Há 21 anos, nascia, em Belo Horizonte, a Filmes de Quintal, associação que reunia pesquisadores, professores, realizadores e estudantes dos cursos de Antropologia, Artes Visuais, Comunicação Social, Filosofia e Letras, com o objetivo de dar continuidade à organização do forumdoc.bh, o Festival do Filme Documentário e Etnográfico de Belo Horizonte, criado dois anos antes, em 1997. Hoje, além do forum.doc, a Filmes de Quintal também é responsável por outros festivais e mostras de cinema.
Em 2020, a entidade e seus parceiros farão um forumdoc bem diferente das outras edições. A 24º, que ocorre na segunda quinzena de novembro, será em formato on-line. E até esta quinta-feira, 13, o festival recebe inscrições para a Mostra Contemporânea Brasileira.
Também nesta semana, a Filmes de Quintal dá início a outra mostra on-line: a Cinema, Olhares no Feminino. As produções selecionadas para exibição no site do evento propõem debate e reflexão acerca da violência doméstica contra mulheres, que tem se intensificado durante a pandemia. Todas as produções da mostra são de diretoras que, por meio de um olhar artístico e sensível, buscam contribuir para a reflexão, de um ponto de vista feminino.
No programa Noite Ilustrada, da Rádio UFMG Educativa, a antropóloga e documentarista Júnia Torres, que trabalha na organização e na curadoria desses festivais, falou sobre as duas realizações da Associação Filmes de Quintal.
Na Mostra Contemporânea Brasileira, podem ser inscritas produções e co-produções audiovisuais brasileiras finalizadas entre 2019 e 2020, contemplando filmes de quaisquer duração, temática ou suporte de captação. Para acesso ao edital e outras informações, você pode acessar o site do forumdoc.