Físico David Landau recebe título de Doutor Honoris Causa

Criador da simulação em computador é colaborador da UFMG

David Landau
David Landau Acervo pessoal

Um dos criadores da simulação computacional e parceiro da UFMG há mais de 25 anos, o físico americano David Paul Landau receberá na próxima sexta-feira, 12, o título de Doutor Honoris Causa. A solenidade, em forma de sessão extraordinária do Conselho Universitário, será realizada no auditório da Reitoria, a partir das 17h.

Professor da University of Georgia (UGA), nos Estados Unidos, Landau concebeu, com o alemão Kurt Binder, a simulação como aliada da teoria e do experimento no processo de investigação científica. Baseada em equações da natureza, a simulação descreve o comportamento de sistemas muito diversos e tem aplicações em conformações de proteínas, estudos de populações, previsão meteorológica, entre outras.

Nascido em 1941, em Saint Louis, Missouri, David Landau estudou em Princeton e Yale. Fundou e dirige o Center for Simulation Physics, da UGA, e atua como docente e conselheiro em universidades de diversos países. No Brasil, participa regularmente, desde a primeira edição, há 20 anos, do Encontro Brasileiro de Física Simulacional, bianual.

Landau colabora com a UFMG e outras universidades mineiras em projeto que visa à compreensão da formação de estruturas moleculares em escala mesoscópica, com foco em cristalização e enovelamento de polímeros e proteínas. “É um cientista com calibre de Prêmio Nobel”, afirma o professor do Departamento de Física da UFMG Bismarck Vaz da Costa, que fará a saudação a Landau na solenidade da próxima sexta.

Leia matéria e entrevista com David Landau publicadas na edição desta semana do Boletim UFMG.