Arte e Cultura

Fotografias de jogos indígenas são exibidas na fachada digital do Espaço do Conhecimento

Oito etnias disputaram dez modalidades nos Jogos Indígenas do Baixo Tapajós, em Santarém, Pará
Oito etnias disputaram dez modalidades nos Jogos Indígenas do Baixo Tapajós, em Santarém, Pará Divulgação / Palestina Israel

Os Jogos Indígenas do Baixo Tapajós, em Santarém, no Pará, são o tema das fotografias que compõem mostra homônima, em cartaz na fachada digital do Espaço do Conhecimento a partir de hoje, 17, até 31 de outubro. Os jogos foram registrados pelo jornalista e fotógrafo Israel Souza, conhecido como Palestina Israel, que acompanhou a primeira edição do evento esportivo, iniciada em abril deste ano.

Os jogos são o meio de dar visibilidade às reivindicações e aos direitos dos povos da região, como os Borari e os Munduruku, ameaçados por interesses de madeireiros, mineradoras e barragens. A iniciativa partiu de grupo de pessoas que se uniu ao Conselho Indígena e a lideranças étnicas, sem auxílio de organização governamental ou particular.

A Mostra Jogos Indígenas do Baixo Tapajós é a segunda série de imagens de Israel Palestina que a fachada digital recebe, e será exibida diariamente, das 19h às 23h. Os cliques ressaltam, por meio dos jogos tradicionais, as riquezas naturais, as terras e as memórias que os povos locais correm o risco de perder.

O Espaço do Conhecimento integra o Circuito Cultural Praça da Liberdade.

Com Assessoria de Comunicação do Espaço do Conhecimento UFMG