Futsal favorece acolhimento de estudantes estrangeiros

Primeiro torneio com equipes formadas por intercambistas será realizado neste sábado

Time formado por estudantes e intercambistas da UFMG
Time formado por estudantes e intercambistas da UFMG Assessoria de Comunicação DRI

Duas vezes ao ano, a UFMG recebe dezenas de intercambistas oriundos de países de vários continentes, e a Diretoria de Relações Internacionais (DRI) organiza recepções para integrar esses alunos à Universidade e à cidade. Neste semestre, a Diretoria apostou em uma nova forma de promover essa inserção: o futsal.

Neste sábado, 8, das 8 às 12 horas, será realizado o primeiro Torneio de Futsal Internacional da UFMG. Os jogos serão disputados na quadra 2 do Centro Esportivo Universitário (CEU).

De acordo com Izabella Leal, integrante do projeto, o torneio é parte do projeto de extensão O Mundo na UFMG: internacionalização em casa, que desenvolve ações de acolhimento dos estudantes estrangeiros. "Decidimos usar o futebol como instrumento de aproximação entre alunos de culturas distintas", explica Izabella.

Treinos
Durante o segundo semestre deste ano, equipes masculinas e femininas participaram de treinos regulares. Seis times estão inscritos no torneio: três masculinos e três femininos. Um deles será formado por intercambistas e estudantes da UFMG, o segundo, por funcionários da DRI, e o terceiro, pela equipe convidada, Manotauros.

Izabella Leal destaca que o projeto teve grande aceitação pelos estudantes. "Apesar das diferenças culturais e sociais, o futebol propiciou a aproximação desses estudantes, o que era o nosso objetivo". Os intercambistas foram introduzidos aos treinos por seus padrinhos e madrinhas.

O argentino Emiliano Andía conta que a participação nos treinos possibilitou-lhe conhecer melhor a Universidade e a cidade. "Fiz amizades muito boas no programa. Passei a conhecer mais alunos da UFMG, que me levaram para visitar outros lugares da Universidade e de Belo Horizonte. Tudo isso graças ao treino de futsal."

Izabella Leal revela que o intuito é expandir a ação nos próximos anos e adotá-lo definitivamente no programa de extensão. "Nossa vontade é implementar a prática do futsal como parte das ações de recepção desenvolvidas pela DRI", afirma.

Assista ao vídeo que a TV UFMG produziu sobre o funcionamento do processo de recepção de estudantes estrangeiros. Uma delas é o apadrinhamento.

João Paulo Alves