Saúde

Game da Medicina sobre a covid-19 está disponível nas principais lojas de aplicativos

Versão para smartphone incorporou questões sobre vacinas

Perguntas do quiz são divididas em categorias
Perguntas do quiz são divididas em categorias Divulgação

Concebido para disseminar informações sobre o novo coronavírus para o público jovem, o aplicativo Covid-19: você sabia?, lançado pela Faculdade de Medicina logo no início da pandemia, agora está disponível para download gratuito nas plataformas Play Store e Apple Store. Uma seção com questões sobre vacinas foi acrescentada à versão do jogo para smartphone.

“Aprender sobre a covid-19 em um game nos pareceu viável para promover mudanças de atitude na população, em especial entre os jovens, que têm-se mostrado mais resistentes às medidas preventivas recomendadas pelas autoridades sanitárias”, afirma a professora Zilma Reis, do Departamento de Ginecologia e Obstetrícia, coordenadora do Centro de Informática em Saúde (Cins) da Faculdade de Medicina.

Zilma Reis reitera que, bem informados, “os indivíduos se tornam aptos a tomar decisões mais acertadas sobre cuidados pessoais, limpeza do ambiente e novas regras de convívio social”.

Escolas de ensino fundamental e médio de Belo Horizonte e de outras cidades foram acionadas para divulgar o conteúdo para os seus alunos.

Jogo sério
A pontuação do quiz, distribuída por temas, pode ser usada como parâmetro para aferição da eficácia da disseminação das informações sobre o coronavírus na sociedade. No site da Faculdade de Medicina, o game foi acessado por 17 mil usuários e gerou dados sobre as principais dúvidas da população. O relatório resultou na publicação do artigo A mobile serious game about the pandemic (Covid-19 – did you know?): design and evaluation study, na revista JMIR Serious Game.

O game passou por uma atualização em junho, quando teve a linguagem revisada e as questões divididas em seis tópicos: coronavírus, cuidados, saúde, máscaras, limpeza e convívio. Nessa etapa, a equipe da Faculdade de Medicina estabeleceu parceria com a Escola de Arquitetura da UFMG.

Inicialmente construído em português, o quiz ganhou, em outubro, versões em inglês e espanhol com objetivo de alcançar públicos fora do Brasil. Além disso, o site ficou mais interativo, com a inclusão de efeitos sonoros e rankings pessoal e global. As perguntas e o feedback que aparecem após a resolução das questões foram revisados, para torná-los mais claros, objetivos e didáticos.

Com Centro de Comunicação Social da Faculdade de Medicina