Game da Medicina sobre a covid-19 está disponível nas principais lojas de aplicativos
Versão para smartphone incorporou questões sobre vacinas
Concebido para disseminar informações sobre o novo coronavírus para o público jovem, o aplicativo Covid-19: você sabia?, lançado pela Faculdade de Medicina logo no início da pandemia, agora está disponível para download gratuito nas plataformas Play Store e Apple Store. Uma seção com questões sobre vacinas foi acrescentada à versão do jogo para smartphone.
“Aprender sobre a covid-19 em um game nos pareceu viável para promover mudanças de atitude na população, em especial entre os jovens, que têm-se mostrado mais resistentes às medidas preventivas recomendadas pelas autoridades sanitárias”, afirma a professora Zilma Reis, do Departamento de Ginecologia e Obstetrícia, coordenadora do Centro de Informática em Saúde (Cins) da Faculdade de Medicina.
Zilma Reis reitera que, bem informados, “os indivíduos se tornam aptos a tomar decisões mais acertadas sobre cuidados pessoais, limpeza do ambiente e novas regras de convívio social”.
Escolas de ensino fundamental e médio de Belo Horizonte e de outras cidades foram acionadas para divulgar o conteúdo para os seus alunos.
Jogo sério
A pontuação do quiz, distribuída por temas, pode ser usada como parâmetro para aferição da eficácia da disseminação das informações sobre o coronavírus na sociedade. No site da Faculdade de Medicina, o game foi acessado por 17 mil usuários e gerou dados sobre as principais dúvidas da população. O relatório resultou na publicação do artigo A mobile serious game about the pandemic (Covid-19 – did you know?): design and evaluation study, na revista JMIR Serious Game.
O game passou por uma atualização em junho, quando teve a linguagem revisada e as questões divididas em seis tópicos: coronavírus, cuidados, saúde, máscaras, limpeza e convívio. Nessa etapa, a equipe da Faculdade de Medicina estabeleceu parceria com a Escola de Arquitetura da UFMG.
Inicialmente construído em português, o quiz ganhou, em outubro, versões em inglês e espanhol com objetivo de alcançar públicos fora do Brasil. Além disso, o site ficou mais interativo, com a inclusão de efeitos sonoros e rankings pessoal e global. As perguntas e o feedback que aparecem após a resolução das questões foram revisados, para torná-los mais claros, objetivos e didáticos.