Gênero e ação política pautam debate na Fafich, nesta sexta

Em mais um edição do seu ciclo de debates, o Núcleo de Direitos Humanos e Cidadania LGBT (NUH/UFMG) recebe, nesta sexta-feira, 13, os professores João Manuel de Oliveira, do Instituto Universitário de Lisboa e Dolores Galindo, da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul. As duas abordagens relacionam noções de gênero e ação política.

João Manuel vai proferir a conferência Dançando Judith Butler em Nossa Senhora das Flores: para uma genealogia excêntrica do gênero, em que discutirá as interseções da peça Nossa Senhora das Flores, marco da dança contemporânea portuguesa com as questões de gênero levantadas por Judith Butler, filósofa norte-americana que se dedica aos estudos feministas. O professor português de propõe a refletir sobre os efeitos das histórias dos vencedores na constituição de um discurso de verdade.

Filósofa norte-americana Judith Butler
Filósofa norte-americana Judith Butler Jreberlein-English Wikipedia

Dolores Galindo vai discorrer sobre Fronteiras que habito, fronteiras que me habitam: efeitos para pensar pesquisas e práticas nas Psicologias, hoje. Com base nas experiências cotidianas de quem habita a fronteira do Mato Grosso com São Paulo, ela discutirá as ações políticas que desafiam práticas de extermínio no agronegócio.

O debate começa às 18h30, no auditório Professor Baese (sala 4059), da Fafich. A atividade é aberta ao público e dispensa inscrição. Mais informações podem ser obtidas no site do NUH/UFMG.