Arte e Cultura

Gestão da cultura na UFMG será apresentada como referência para universidades portuguesas

Fernando Mencarelli, diretor de Ação Cultural, vai abordar também o trabalho do fórum que reúne as instituições públicas brasileiras

Exposição 'Bonecos', de Cecília Gália Costin, no Centro Cultural UFMG
Exposição 'Bonecos', de Cecília Gália Costin, no Centro Cultural UFMG Flickr Cedecom/UFMG

O diretor de Ação Cultural da UFMG, professor Fernando Mencarelli, participará, nesta sexta-feira, 4 de dezembro, do Encontro Nacional Universidade e Cultura, em que será discutida a inclusão das instituições de ensino superior portuguesas no Plano Nacional das Artes. A iniciativa – que alia os ministérios da Cultura, da Educação e da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior de Portugal – vem sendo implementada desde 2019 e visa fomentar a presença efetiva das artes em todos os segmentos da educação no país.

Mencarelli vai apresentar a política da UFMG para a cultura e seus diversos espaços, o papel das universidades no plano desenvolvido para o setor na primeira metade dos anos 2010 e a rede nacional consolidada pelo ForCult, fórum de gestão cultural das universidades públicas brasileiras.

O convite à participação da UFMG foi feito pelo comissário do Plano Nacional de Artes, o filósofo, professor e curador Paulo Pires do Vale. “Ele conhece muito bem o trabalho realizado na Universidade, que considera exemplar, visitou alguns de nossos equipamentos e ficou muito bem impressionado também com a parceria entre as instituições no Brasil”, comenta Mencarelli, que é professor da Escola de Belas Artes, na área das artes cênicas.

Mencarelli:
Mencarelli é um dos dois únicos estrangeiros convidados Somos UFMG

O outro convidado estrangeiro do seminário virtual é Emmanuel Ethis, reitor da Academia de Rennes, na França. Sua exposição vai enfocar o programa Université, Lieu de Culture, por meio do qual o governo francês compreende e estimula o papel das universidades como agentes de difusão e experimentação cultural e artística, em diálogo estreito com o ensino e a pesquisa.

Segundo Fernando Mencarelli, a participação das universidades no Plano Nacional de Artes de Portugal começa a ser estruturada numa segunda etapa da implementação da iniciativa. Estarão no encontro do dia 4 dirigentes das universidades do Porto –coorganizadora do evento, com o governo –, de Lisboa, de Coimbra, de Aveiro, do Minho e dos Açores, entre outras.

Saiba como participar do webinário

Em encontro recente organizado pela UFMG, o ForCult aprovou seu regimento e um documento em que partilha experiências e metodologias relacionadas à criação e implementação de políticas de cultura de alcance nacional. Ambos serão publicados em breve.

Itamar Rigueira Jr.