Ensino

UFMG publica edital para curso de Letras-Libras

São 30 vagas de licenciatura para ingresso no 2º semestre de 2019

Guilherme Lourenço e Giselli Mara: quadro docente formado desde 2009
Giselli Mara: "uma das propostas do curso é que a comunidade surda tenha protagonismo no ensino da Libras"Foca Lisboa | UFMG

Foi publicado no último mês o edital de abertura do primeiro vestibular específico para seleção de candidatos ao curso de licenciatura em Letras-Libras criado no fim do ano passado pela Faculdade de Letras. O 91º(nonagésimo primeiro) curso de graduação da UFMG vai oferecer 30 vagas, sendo 25 para candidatos surdos e cinco para ouvintes, com entrada no segundo semestre deste ano. Em 2002, a Lei 10.436 reconheceu a Língua Brasileira de Sinais como meio legal de comunicação e expressão da comunidade surda, que representa 5,1% da população brasileira, com 9,7 milhões de pessoas, de acordo com último censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), realizado em 2010. Desse total, mais de dois milhões têm deficiência auditiva severa, e um milhão são crianças e jovens até 19 anos. Os candidatos – surdos e ouvintes – também concorrerão nas modalidades de vagas para cotistas e pessoas com deficiência. 

A coordenadora do Colegiado de Graduação do Curso de Letras Libras, professora Giselli Silva, conversou com o programa Expresso 104,5, da rádio UFMG Educativa, nesta terça-feira, 7.

Ouça a conversa com Filipe Sartoreto

As inscrições para o primeiro vestibular do Curso de Licenciatura em Letras-Libras da UFMG serão abertas no dia 21 de maio. A o processo para solicitação de isenção da taxa de inscrição já está aberto. As provas serão aplicadas no dia 30 de junho. 

Todas as informações estão disponíveis no site da Comissão Permanente de Vestibular (Copeve).

Produção: Gabriela Augustha, Giulliana Santos e Mariana Prates