Notícias Externas

Gravação rara de João Gilberto, Caetano Veloso e Gal Costa é resgatada

Gravação dos artistas na extinta TV Tupi foi encontrada pelo pesquisador e produtor musical Pedro Fontes

Cartaz promocional do encontro entre artistas
Cartaz promocional do encontro entre artistas Imagem: Youtube

A era digital possibilita o fenômeno de fazer com que diversos materiais perdidos possam ser acessados pelos grande público, sejam de caráter cultural, político, econômico, entre outros gêneros, em qualquer formato, como vídeo, foto, áudio, que um dia se perdeu em algum arquivo. Se esse material um dia é resgatado, a internet se mostra como um espaço de divulgação mais democrático e acessível do que um museu, por exemplo.

Este foi o caso com uma gravação de um encontro entre os artistas João Gilberto, Caetano Veloso e Gal Costa, na extinta TV Tupi, que foi resgatado pelo pesquisador e produtor musical Pedro Fontes.  O material, originalmente transmitido em 1971, havia sido queimado nos arquivos da extinta emissora, mas Pedro conseguiu encontrar uma cópia feita por um telespectador que estava assistindo ao programa. A gravação está disponível no canal do Youtube do pesquisador.

Para entender sobre esse processo, assim como o que a gravação encontrada representa para a música nacional, o programa Noite Ilustrada recebeu em entrevista o pesquisador e produtor musical Pedro Fontes.

Ouça a conversa com Luiz Fernando Freitaas

Produção: Maron Filho
Publicação: Alexandre Miranda, sob orientação de Hugo Rafael