Grupo Sarandeiros comemora, no Festival de Verão, 40 anos de história

Gustavo Côrtes, diretor do grupo e da EEFFTO da UFMG, conversou com o programa Conexões, da Rádio UFMG Educativa

Cena do espetáculo 'Gerais de Minas'
Cena do espetáculo 'Gerais de Minas' Divulgação / Sarandeiros

O Grupo de Projeção Folclórica Sarandeiros existe há 40 anos. Mais conhecido por Sarandeiros, o grupo é vinculado à Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional da UFMG (EEFFTO) e é considerado um dos melhores conjuntos de dança do Brasil que se dedicam à divulgação da cultura nacional. Com vastos figurino e materiais cênicos, os espetáculos e as coreografias do Sarandeiros apresentam a diversidade de todo o país. À frente do grupo desde 1997, está o bailarino e coreógrafo Gustavo Côrtes, que trabalha com o Sarandeiros em três frentes principais: pesquisas, apresentações e turnês, além é, claro, do trabalho educacional.

As danças apresentadas pelo Sarandeiros são respaldadas por um grande trabalho de pesquisa e divulgação das artes populares brasileiras. No Brasil, o grupo já se apresentou nos principais festivais, contabilizando mais de 800 apresentações. Também já realizou 16 turnês internacionais, com presença em diversos países. No trabalho educacional, monitores e voluntários no projeto Escola de dança e ritmo levam para mais de 500 alunos de escolas públicas as manifestações populares existentes no rico folclore brasileiro.

Em 2020 e 2021, em meio à pandemia, o grupo continuou produzindo. Nesta quarta-feira, 10, o resultado da interação remota durante esse tempo será lançado em vídeo, que comemora as quatro décadas de atividades do grupo. A apresentação Nos passos do Grupo Sarandeiros: 40 anos de histórias integra a programação do Festival de Verão UFMG. O diretor do grupo Gustavo Côrtes, que é também diretor da EEFFTO, falou sobre a história do Sarandeiros e sobre a apresentação, em entrevista ao programa Conexões, da Rádio UFMG Educativa.

Ouça a conversa com Luíza Glória

Veja o vídeo Nos passos do Grupo Sarandeiros: 40 anos de histórias:

Produção de Flora Quaresma, sob orientação de Luiza Glória