Extensão

Guia reúne informações sobre acessibilidade em museus de América Latina e Caribe

Publicação lista 110 espaços científico-culturais que se dedicam à popularização da ciência e da tecnologia em dez países da região

Publicação traz informações sobre acessibilidade de 110 espaços
Publicação traz informações sobre acessibilidade de 110 espaços científico-culturaisReprodução

O primeiro guia que reúne informações sobre a acessibilidade de museus e centros de ciências da América Latina e do Caribe foi lançado neste mês de dezembro. A publicação lista 110 espaços científico-culturais que se dedicam à popularização da ciência e da tecnologia.

Entre eles, estão museus e centros de ciência interativos, museus de história natural e antropologia, planetários, observatórios astronômicos, zoológicos e aquários de dez países da América Latina e do Caribe: Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, México, Nicarágua, Panamá, Porto Rico e Uruguai. Quatro atrações estão em Belo Horizonte: o Museu de Ciências Naturais da PUC Minas e três espaços da UFMG – o Espaço do Conhecimento UFMG, o Museu Itinerante Ponto UFMG e o Museu de Ciências Morfológicas.

O guia foi elaborado por meio de uma iniciativa conjunta do grupo Museus e Centros de Ciências Acessíveis, da fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (Fundação Cecierj), da Rede de Popularização da Ciência e Tecnologia da América Latina e do Caribe (RedPOP), entre outras organizações.

O programa Conexões, da UFMG Educativa, levou ao ar nesta quarta-feira, 27 de dezembro, entrevista com Jessica Norberto, coordenadora do grupo Museus e Centros de Ciências Acessíveis e divulgadora científica da Fundação Cecierj, Jessica Norberto.

ouca-a-conversa-com-alessandra-ribeiro-27-12-2017.mp3

O Guia de Museus e Centros de Ciências Acessíveis da América Latina e do Caribe possui versões em português e espanhol e acessíveis a leitores de tela e com audiodescrição das imagens. Outras atualizações e novidades podem ser consultadas na página do grupo no Facebook.