Saúde

Hospital das Clínicas reduz fila do SUS com mutirão de cirurgias plásticas

No fim de abril, foram realizados 12 procedimentos para correção das chamadas 'orelhas em abano'

O mutirão contou com a participação de cirurgiões plásticos (preceptores e residentes), anestesiologistas, acadêmicos de medicina, equipe de enfermagem e apoio administrativo.
Mutirão reuniu cirurgiões plásticos, anestesiologistas, estudantes de medicina e equipes de enfermagem e de apoio administrativoPrograma de Residência Médica de Cirurgia Plástica do HC/UFMG

Para diminuir o tempo de espera por atendimentos no Sistema Único de Saúde (SUS), o Hospital das Clínicas da UFMG realiza regularmente mutirões de cirurgias e exames em pessoas encaminhadas previamente. No último sábado, 28 de abril, foi realizado mais um mutirão, dessa vez de cirurgia plástica para redução do tamanho do pavilhão auricular externo e de reposicionamento da parte superior da orelha, corrigindo assim a proeminência conhecida como “orelha em abano”.

Motivo de bullying para muitas crianças e adolescentes, a cirurgia foi realizada em 12 pacientes de 7 a 14 anos que já haviam sido encaminhadas previamente e aguardavam o procedimento. Segundo a médica Clarissa Leite Turrer, preceptora do programa de Residência Médica de Cirurgia Plástica do HC/UFMG, a fila de espera para o procedimento é de cerca de um ano. Para desafogar a demanda, outro mutirão de otoplastia será realizado no próximo semestre. “Foi um trabalho muito gratificante, pois, além dos pacientes, as famílias ficaram muito gratas e satisfeitas com a organização e profissionalismo com que seus filhos foram atendidos”, afirma Clarissa Turrer.

Outros atendimentos em escala estão previstos até o fim do ano, como um mutirão de reconstrução mamária em pacientes acometidos com câncer de mama que aguardam o procedimento cirúrgico.

Dalila Coelho