Extensão

História e aplicação artística do marfim reúnem especialistas no Espaço do Conhecimento

Crucifixo de marfim do acervo da Igreja de Santo Antônio, em Conceição do Mato Dentro
Crucifixo de marfim do acervo da Igreja de Santo Antônio, em Conceição do Mato Dentro Ipac/Iepha-MG

O marfim, sua comercialização e aplicação na arte e na decoração serão discutidos em seminário que ocorre nesta quinta, 14, e sexta, 15, no Espaço do Conhecimento (Praça da Liberdade, 700).

Com participação da professora Vanicléia Silva Santos (UFMG), coordenadora de estudo sobre a origem e a rota do marfim que chegou ao Brasil durante o período colonial, do professor Eduardo França Paiva (UFMG), da professora Carolina Perpétuo Corrêa (UFRJ), entre outros, o evento contará com conferências, palestras e mesas-redondas que discutirão, além da comercialização do material, o emprego do marfim na arte mineira e como fonte para pesquisas históricas.

O Marfim na História Moderna: comércio, fé, status social e colecionismo é uma realização do Centro de Estudos Africanos da UFMG, da Escola de Belas Artes (EBA), do Departamento de História e do Espaço do Conhecimento UFMG.

Além dos debates, será projetado, na fachada digital do prédio, o filme A arte do marfim nas Minas Gerais, com fotografias de acervos de museus do estado.

As inscrições custam R$ 10 e devem ser feitas mediante envio de comprovante de depósito e de dados do participante para o email marfimnahistoriamoderna@gmail.com. Mais informações podem ser obtidas no site ou pelo número (31) 3409 8350.