Institucional

Hospital das Clínicas da UFMG é premiado por prática ambiental

Instituição foi contemplada no desafio 'Resíduos' do Seminário Hospitais Saudáveis

Abrigo de Risco Biológico do Hospital das Clínicas
Abrigo de Risco Biológico do Hospital das Clínicas HC / Divulgação

O Hospital das Clínicas da UFMG (HC-UFMG), administrado pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), foi premiado no 11º Seminário Hospitais Saudáveis (SHS), iniciativa do Projeto Hospitais Saudáveis (PHS) realizado na última semana, em São Paulo. A instituição foi contemplada no desafio “Resíduos” pelas diversas ações com resultados positivos realizadas nos últimos anos, entre elas a redução de cerca de 35 toneladas de resíduos biológicos, a racionalização do desperdício e a ampliação do processo de reciclagem.

O evento, que acontece anualmente, promove o debate de experiências, problemas e soluções, com forte conotação técnica e operacional, além da ênfase no respeito pelo meio ambiente e pela segurança do trabalhador. Cento e oito hospitais participaram da edição deste ano, envolvendo profissionais de diversas áreas de assistência à saúde, como controle de infecção hospitalar, gestão ambiental e consultoria, arquitetura e engenharia hospitalar, farmacêuticos, dentistas, biólogos, fornecedores de serviços (como os de higiene e tratamento de resíduos de serviços de saúde (RSS), além de professores e pesquisadores de diversas áreas.

“Esse prêmio demonstra a preocupação do HC com a saúde pública, ao reduzir continuamente seus impactos ambientais com a gestão dos resíduos de risco”, afirmou a chefe da Unidade de Resíduos, Elci de Souza Santos. Além de representar o hospital no evento, ela integrou o Comitê Permanente do Fórum de Vigilância Sanitária de Resíduos de Serviços de Saúde no V Fórum de Vigilância Sanitária de Resíduos de Serviços de Saúde, realizado durante o seminário.

O PHS
O HC-UFMG é o primeiro hospital de Belo Horizonte a aderir ao Projeto Hospitais Saudáveis (PHS). Ele foi aceito no seleto grupo por ser exemplo de instituição que desenvolve ações que visam à melhoria contínua das práticas ambientais e de saúde pública.

Assessoria de Comunicação do Hospital das Clínicas da UFMG