Saúde

Hospital das Clínicas é certificado mais uma vez por alta eficiência em terapia intensiva

UTIs do HC/UFMG receberam três selos de projeto da Associação de Medicina Intensiva Brasileira e da Epimed Solutions

Equipes das UTIs: HC é um dos 17 hospitais
Equipes das unidades certificadas: HC é um dos 17 hospitais públicos com UTI de alta performanceFoto: HC/UFMG

O Hospital das Clínicas da UFMG/Ebserh recebeu, nesta quinta-feira (25), os selos Top performerUTI eficiente e Gestão de indicadores de qualidade e desempenho em medicina intensiva, emitidos pela Epimed Solutions, líder no mercado de soluções de gestão de informações clínicas e especializada no desenvolvimento de sistemas para melhorar a qualidade e eficiência do atendimento hospitalar. As certificações são concedidas ao grupo de hospitais que integra o Projeto UTIs Brasileiras e atestam excelência na qualidade dos serviços assistenciais. A iniciativa é da Associação de Medicina Intensiva Brasileira (Amib) em parceria com a Epimed.

Esta é a terceira vez consecutiva que a Unidade de Terapia Intensiva do Pronto-socorro do HC recebe o selo UTI top performer. A instituição é um dos 17 hospitais públicos brasileiros com UTI de alta performance e o único, entre os 41 hospitais vinculados à Rede Ebserh, a obter essa certificação.  

O selo de Gestão de indicadores de qualidade e desempenho foi concedido à Unidade Coronariana (UCO), UTI Adulto 3º Leste e UTI/PS. A certificação é baseada na apuração de indicadores que contribuíram com dados importantes para o Registro Nacional de Terapia Intensiva. As três unidades foram reconhecidas pelo segundo ano consecutivo, após avaliação que levou em consideração o gerenciamento dos indicadores em consonância com a Resolução da Diretoria Colegiada nº 7 da Anvisa (RDC-7), de 2010.

A UTI Adulto 3º Leste conquistou o selo UTI eficiente, por performance de excelência segundo dois parâmetros: mortalidade hospitalar e utilização de recursos, ambos de acordo com a gravidade.

Esforços das equipes
"Essas certificações representam o reconhecimento do resultado dos esforços que são realizados pelos profissionais e pelas equipes das UTIs e de todo o HC na busca contínua do patamar de excelência em assistência na medicina intensiva. Os selos atestam que nossas unidades de terapia intensiva geram altas taxas de sobrevivência, ao mesmo tempo que oferecem a outros pacientes, como os do SUS, acesso ao cuidado intensivo seguro e altamente eficiente”, avaliou o superintendente do Hospital das Clínicas da UFMG/Ebserh, Alexandre Rodrigues Ferreira.

A diretora comercial de redes hospitalares da Epimed, Maíra Freire, destacou a importância das premiações e do trabalho em equipe. “É uma grande satisfação entregar esses certificados, porque a gente sabe das dificuldades e dos desafios diários que um hospital público enfrenta para garantir qualidade na assistência e para manter esse padrão. O Projeto UTIs Brasileiras reconhece o esforço do Hospital das Clínicas para manter qualidade com base na baixa mortalidade e baixa utilização de recursos”, salientou.

Políticas de saúde e estratégias
Criado em 2010, o Projeto UTIs Brasileiras caracteriza o perfil epidemiológico das UTIs no Brasil e compartilha informações úteis para orientar políticas de saúde e estratégias, a fim de melhorar o cuidado dos pacientes críticos. Ele ainda estimula o uso de indicadores de qualidade e desempenho na gestão das UTIs adulto e pediátricas, visando aprimorar a qualidade da medicina intensiva e aumentar a segurança dos pacientes no Brasil. A Amib incentiva todas as UTIs brasileiras a participar desse projeto para que entendam o funcionamento e a análise dos indicadores de segurança e qualidade.

A Epimed Solutions é líder no mercado de soluções de gestão de informações clínicas, especializada no desenvolvimento de sistemas destinados a melhorar a qualidade e eficiência do atendimento hospitalar. Ela produz também para outros países, como Bélgica, França e Uruguai.           

Assessoria de Comunicação do HC/UFMG