Hospital das Clínicas inaugura Centro de Apoio Didático

O reitor Jaime Ramírez (primeiro à esquerda), a diretora do HC, Luciana Viana, o presidente da Ebserh, Newton Lima Neto, e a secretária adjunta de Saúde de Minas, Alzira Jorge Assessoria de Comunicação do HC

O Hospital das Clínicas da UFMG (HC-UFMG), administrado pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), inaugurou nesta quinta-feira (31) o seu Centro de Apoio Didático (CAD), instalado no último andar do anexo 8 do prédio principal do complexo. O espaço destinado a alunos, residentes, docentes, pesquisadores e servidores técnico-administrativos proporcionará a realização de atividades de ensino, reuniões técnicas, eventos técnico-científicos e treinamentos.

Composto por oito salas amplas, arejadas, com iluminação e mobiliários adequados, o CAD tem capacidade para mais de 300 pessoas e está equipado com itens multimídia e telas para projeção. Há ainda sala de secretaria, copa de apoio, sanitários e bancadas com computadores e acesso à internet. “O Centro de Apoio Didático representa um dos pilares da nossa missão, o ensino, razão de sermos mais que um hospital, mas um hospital universitário”, afirmou a superintendente do HC-UFMG, professora Luciana de Gouvêa Viana, durante a solenidade de inauguração.

A criação do espaço só foi possível com a construção do novo depósito de resíduos do campus Saúde, iniciada em 2009. Além dele e do CAD, o anexo 8 abriga um almoxarifado, vestiários para os trabalhadores do HC-UFMG, oficina de eletrônica e um novo reservatório de água potável com capacidade para 250 m³.

O custo total da obra foi de quase R$5 milhões, sendo mais de R$4 milhões originários do Programa de Fortalecimento e Melhoria da Qualidade dos Hospitais do SUS/MG (Pro-Hosp), da Secretaria de Estado da Saúde. “Os recursos do Pro-Hosp foram muito bem aplicados no HC, que é uma importante referência para o SUS em Minas Gerais”, ressaltou a secretária-adjunta de Saúde de Minas Gerais, Alzira de Oliveira Jorge. A UFMG investiu R$500 mil, e o restante da verba teve origem em aporte da Comissão de Residência Médica e do Programa de Telessaúde do HC-UFMG.

Ainda durante a solenidade, o presidente da Ebserh, professor Newton Lima Neto, elogiou o espaço, que ele afirmou ser “funcional para acolher melhor graduandos, professores e residentes”, e reforçou o objetivo da empresa pública, que é aproximar cada vez mais alunos e docentes das universidades. “A Ebserh é uma rede muito nova, com apenas três anos de vida, mas já com resultados muito bons. É um momento de comemoração”, disse.

Referência

Também estiveram presentes o reitor da UFMG, Jaime Arturo Ramírez, o diretor da Faculdade de Medicina da UFMG, Tarcízio Afonso Nunes, e a diretora da Escola de Enfermagem, Elaine Marina Palhares Guimarães. O reitor presidiu a solenidade e ressaltou o compromisso do hospital em atender à comunidade, formar profissionais de todas as áreas da saúde e ser um espaço de trabalho para docentes. “O HC-UFMG é e continuará sendo referência nos campos do ensino, da pesquisa e da extensão”, afirmou Jaime Ramírez, que comentou também a crise econômica e política do país, ressaltando a importância do respeito à constituição e aos direitos individuais.

Assessoria de Comunicação do HC-UFMG