Pesquisa e Inovação

ICA abre simpósio sobre nutrição e saúde de animais de criação

As palestras, com foco principal em suínos, aves, peixes e pets, reúnem especialistas da academia e de empresas

Pesquisadora lida com suínos nas instalações do campus da UFMG em Montes Claros
Pesquisadora lida com suínos nas instalações do campus da UFMG em Montes Claros Amanda Lelis / ICA-UFMG

Boa alimentação e saúde equilibrada são parte importante dos cuidados para que a criação de animais renda bons resultados aos produtores rurais. Pesquisas, inovações e tecnologias vêm sendo desenvolvidas em conjunto pela indústria e pelas universidades, visando aumentar a eficiência das diversas etapas da cadeia produtiva. Para ampliar o debate sobre o assunto, o Instituto de Ciências Agrárias, campus regional em Montes Claros da UFMG, realiza um simpósio e um workshop nestas terça (28) e quarta-feira. O evento, gratuito, reunirá cerca de 200 participantes para palestras e debates com especialistas, incluindo pesquisadores e representantes de empresas do ramo.

Esta é a primeira edição do Simpósio Internacional de Monogástricos [animais não ruminantes] e a quinta do Workshop de Zootecnia da UFMG. A programação completa pode ser consultada no site da instituição. “A ideia é que a comunidade acadêmica possa ter acesso às inovações tecnológicas do mercado”, comenta Bruno Silva, professor do ICA e organizador do evento.

O professor explica que a parceria entre a universidade e a iniciativa privada contribui para o desenvolvimento de inovações que ampliem a eficiência da criação, assim como a melhoria da qualidade dos produtos oferecidos no mercado. “O objetivo de pesquisa e produtos é maximizar o retorno econômico do produtor. Cerca de 70% do custo de produção de monogástricos é com alimentação. Então, se conseguimos melhorar em 1% a eficiência, por meio do uso de um aditivo ou de um nutriente, isso representa um retorno econômico relevante para o produtor.”

Ciência e mercado

Entre outros assuntos, serão abordados resultados de pesquisas sobre “impressão sensorial” na criação de suínos. O termo, utilizado pelos acadêmicos, se refere às memórias associadas a alguns sentidos, como cheiro e paladar. Uma pesquisa realizada no ICA demonstrou a eficácia da utilização, na ração dos suínos, de ingredientes que contribuem para a diminuição do estresse dos animais em fases de adaptação.

“Uma mudança de fase pode causar um estresse, que tem impacto econômico na produção. Como o desmame, quando o leitão é separado da mãe e misturado com outros leitões. Cria-se, então, uma impressão sensorial, fornecendo um aditivo ou nutriente na ração da mãe, que é transmitido pelo leite. O leitão prova aquilo e cria uma memória. O mesmo componente, se utilizado na ração dele na etapa seguinte, vai ser associado com a maternidade, o que ameniza o estresse e facilita a adaptação ao desmame”, esclarece o professor. Os resultados desse trabalho foram apresentados no Congresso da Associação Brasileira de Veterinários Especialistas em Suínos, realizado em outubro, em Goiás.

Pesquisas como esta são desenvolvidas dentro do campus da UFMG em Montes Claros, que conta com uma fazenda experimental, onde são realizadas as atividades que simulam a criação animal de pequenos produtores.

Grãos

Os participantes do evento vão discutir o mercado de grãos, frente às perspectivas globais. Em outra pesquisa, avaliam-se diferentes tipos de soja utilizados no mercado e a eficiência e digestibilidade no caso dos suínos. “Os resultados desses estudos nos possibilitarão definir melhor as estratégias nutricionais, ajustar as matrizes nutricionais de forma mais eficiente e aumentar o retorno econômico do setor”, comenta Bruno Silva.

Produção de aminoácidos industriais, nutrição vitamínica e a relação entre nutrição e imunidade são outros dos temas do Simpósio Internacional de Monogástricos e do Workshop de Zootecnia. Ao longo dos dois dias de evento, o ICA receberá seis palestrantes brasileiros e três estrangeiros, entre professores de universidades federais e de um instituto federal e representantes de empresas do ramo. Após cada palestra, haverá debates com moderação de professores da UFMG. Alunos de universidades do Norte de Minas e de outras localidades, assim como produtores rurais e empresários da região, participarão como ouvintes.

Amanda Lelis