Pesquisa e Inovação

ICA e Unimontes desenvolvem suplemento alimentar para idosos

Produto é formulado com plantas do cerrado

Em testes com mulheres idosas de Montes Claros, o suplemento desenvolvido teve resultados superiores ao de marca comercial
Testes com idosas revelaram que o suplemento apresenta resultados superiores aos da marca comercial Amanda Lelis / Cedecom Montes Claros

Pesquisadores do Instituto de Ciências Agrárias (ICA) e da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) desenvolveram um suplemento alimentar lácteo que oferece os nutrientes necessários para a população idosa. A fórmula do produto, exclusiva, é baseada em frutos do cerrado. O resultado é um alimento nutritivo e de baixo custo.

Segundo Fábio Ribeiro, estudante do curso de Engenharia de Alimentos do ICA, a suplementação oral é uma forma eficaz de atender demandas nutricionais da crescente população idosa do Brasil. A pesquisa teve o objetivo de oferecer uma alternativa barata e de fácil acesso para a população idosa.

Os testes foram realizados no Lar das Velhinhas, instituição que ampara idosas carentes em Montes Claros. O produto registrou resultados superiores em relação a aumento das hemácias, de hemoglobinas e de albumina na comparação com uma marca comercial amplamente difundida no mercado. O estudo compõe parte da pesquisa de doutorado de Audrey Handyara Bicalho, sob orientação do professor Sérgio Henrique Sousa Santos, da Unimontes.

Fábio Ribeiro é o entrevistado da primeira edição, em 2020, do programa Veredas da Ciência, veiculado pela Rádio UFMG Educativa Montes Claros.  A reportagem é de Amanda Lelis.