Extensão

ICA vai apresentar projetos de pesquisa e extensão em feira agropecuária de Montes Claros

Trabalhos de pesquisa sobre o cerrado e o semiárido mineiros e projetos de extensão para atendimento às comunidades desenvolvidos no campus regional de Montes Claros vão marcar a participação do Instituto de Ciências Agrárias (ICA) em mais uma edição da Expomontes, uma das principais feiras agropecuárias do país. O evento será realizado de 30 de junho a 9 de julho, no Parque de Exposições João Alencar Athayde, em Montes Claros.

“Nossa proposta é estreitar ainda mais os laços entre a Universidade e a comunidade. A presença da UFMG na Expomontes propicia o encontro de novos parceiros, abrindo possibilidades, por exemplo, para que docentes e proprietários discutam desenvolvimento de pesquisas e visitas técnicas. Os acadêmicos também são inseridos neste ambiente de trabalho, participando de atividades práticas”, afirma a professora Júlia Maria de Andrade, responsável pelo relacionamento institucional do ICA/UFMG na Expomontes.

Participantes em palestra oferecida pelo ICA em edição anterior da Expomontes
Participantes em palestra oferecida pelo ICA em edição anterior da Expomontes Arquivo Júlia de Andrade


Frentes
O ICA/UFMG também terá participação no Torneio Leiteiro Expomontes 2017, que visa aferir e demonstrar o potencial leiteiro de rebanhos da região Norte de Minas Gerais. “O torneio começa com uma ordenha inicial, chamada de ‘esgota’, seguida de outras nove ordenhas, com intervalo de, aproximadamente, oito horas, no qual é mensurada a produção de leite”, explica um dos coordenadores do Torneio Leiteiro e professor do ICA/UFMG, Mário Henrique França Mourthé.

Além do pesquisador, coordenam o evento a professora Anna Christina de Almeida e o professor aposentado Otaviano de Souza Pires Júnior. A equipe reúne, ainda, dois mestrandos do curso de Produção Animal e 22 acadêmicos dos cursos de graduação em Zootecnia e Agronomia. A organização aguarda a inscrição de cinco a 10 produtores da região, com 15 a 20 animais participantes.

Encerrando a participação do ICA/UFMG na Expomontes 2017, será realizado, em 6 de julho, o Dia de campo da bovinocultura e, no dia 7, a formação Atualização zootécnica, organizados pelo professor Eduardo Robson Duarte. Ambos serão realizados das 13h às 18h.

Dia de campo terá seis estações de trabalho, sobre escolha de forrageiras para pastagens, cuidados no parto e periparto, plantas alternativas para a produção de feno e silagem, vacinas, controle de verminoses e cisticercose, além do bem-estar de vacas leiteiras.

A formação zootécnica terá as palestras Perspectivas atuais do mercado de carnes, do auditor fiscal agropecuário federal João Cruz Reis Filho, Desempenho máximo em bovinos, do engenheiro agrônomo Eduardo Peres, e Qualidade de carcaça e cortes cárneos, do especialista Marcelo Bolinha, do programa Carnes, Cortes e Sabores, do Canal Rural.

A 43ª Expomontes é organizada pela Sociedade Rural de Montes Claros. As informações sobre o evento podem ser obtidas no site oficial ou pelo telefone (38) 3215-1212.

Com Cedecom Montes Claros